Os princípios da multiplicação

João Braz Pereira, FranklinCovey Portugal General Manager e Head of Customer Performance Development na CEGOC, partilha a sua opinião no ECO, através de um artigo no qual alerta para o impacto negativo que alguns comportamentos dos líderes podem provocar na motivação das suas equipas – sobretudo agora, perante os momentos de crise e incerteza que atravessamos.
Segundo o autor, é importante garantir que o sentido de urgência, a pressão e o peso da responsabilidade de atingir resultados e entregar valor aos seus clientes não leve os líderes a adotarem comportamentos que, em vez de multiplicarem a capacidade de realização e superação das suas equipas, impactem negativamente a sua motivação e confiança, atrofiando a sua criatividade para inovar face aos desafios que enfrentam.
Para ajudar os líderes nesta missão, Braz Pereira sugere a interiorização de um conjunto de 5 princípios identificados no trabalho desenvolvido pela FranklinCovey com Liz Wiseman, autora do bestseller “Multipliers: How the Best Leaders Make Everyone Smarter”: Princípio do Potencial, Princípio da Curiosidade, Princípio da Individualidade, Princípio da Oportunidade e Princípio do Crescimento.