Ferramentas de coaching - resultados e objetivos de coaching
Definir objetivos: prática e técnica essencial em coaching
Definir objetivos é uma prática e uma técnica essencial em todo e qualquer domínio do coaching profissional e não apenas no mundo do “executive coaching”, pelo que qualquer coach deverá desenvolver um elevado grau de perícia na forma como auxilia o seu cliente a definir os objetivos e resultados que espera atingir “no/e” através do coaching.
Existem 2 competências da ICF (International Coach Federation) onde esta técnica assume uma destacada relevância:
- Competência 2 - Estabelecer o acordo de coaching
- Competência 10 - Planear e estabelecer objetivos
Competência 2 - Estabelecer o acordo de coaching
A ICF define a sua competência 2 como “a capacidade para compreender o que é exigido na interação específica de coaching e para chegar a acordo com o novo cliente acerca do processo e da relação de coaching”. Um nível elevado de especialização no domínio da definição de objetivos e resultados de coaching ajuda o cliente a clarificar o que pretende atingir durante o processo de coaching, a avaliar em que medida o atingiu, a introduzir mecanismos de controlo e correção ao longo do seu processo de concretização e, obviamente, a aumentar o seu nível de consciência acerca do valor que está a ser criado através do processo de coaching.
Uma correta definição de objetivos e resultados, elaborada através dos standards da ICF, pode constituir uma excelente ferramenta para avaliar o impacto ou eficácia de um processo de coaching.
Competência 10 - Planear e estabelecer objetivos
A ICF aponta alguns destes standards na descrição da sua competência 10 - que a ICF define como a capacidade para desenvolver e manter um plano de coaching efetivo com o cliente - quando refere “criar um plano com resultados que sejam alcançáveis, mensuráveis, específicos e com datas de realização".
Modelo SMART
Um dos modelos mais conhecidos que sustenta estes standards é o modelo SMART, desenvolvido por Sir John Whitmore, a recordar:
- S - Específicos (Specific) - devem ser formulados de forma específica e precisa;
- M - Mensuráveis (Measurable) - definidos de forma a poderem ser medidos;
- A - Atingíveis (Attainable) - a possibilidade de concretização dos objetivos deve estar presente e ser também desafiadora:
- R - Realistas (Realistic): devem estar em conformidade com os recursos disponíveis para a sua concretização:
- T - Temporizáveis (Time-bound): ser definidos em termos de duração.
No próximo artigo, darei continuidade ao tema "Resultados e objetivos de coaching".
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