Conduzir eficazmente as suas reuniões

 

Existem 3 etapas chave na condução das suas reuniões:

  1. Introdução
  2. Desenvolvimento
  3. Conclusão

 

Início

A melhor forma dar início às suas reuniões é fazendo uma introdução apropriada, o que implica acolher os participantes, apresentar o tema da reunião, definir as regras (nomeadamente o tempo), clarificar o papel de cada participante e relembrar os objetivos que foram enviados na convocatória.

Como forma de conseguir captar desde logo a atenção pode, ainda nesta etapa, demonstrar a importância do tema para a audiência que está a ouvi-lo, e a melhor forma de o fazer, é relacionar os conteúdos da reunião com as características, interesses e motivações dos participantes.

 

Desenvolvimento

Durante o desenvolvimento, o seu principal objetivo é manter a discussão focalizada. Para isso deve ter em conta alguns princípios, que o farão sentir-se mais confortável no seu papel de moderador e passar uma imagem mais profissional:

  • Utilizar uma agenda: a agenda será uma linha de orientação durante o desenrolar da reunião. Pode utilizá-la como um guião, anunciando quando se estão a aproximar dos pontos de transição, ou riscando os pontos que já foram discutidos;
  • Ter o material certo à mão: o ideal é colocar na mesa a convocatória que enviou aos participantes com a ordem de trabalhos e um bloco onde eles poderão tirar notas. Enquanto decorre a reunião, utilize, por exemplo um quadro de papel, onde alguém irá escrevendo os pontos em discussão, de forma clara e de maneira a que todos os participantes os possam ver. Desta forma, manterá a informação à disposição de todos, promoverá o debate e transmitirá confiança aos participantes;
  • Evitar a dispersão: se for o líder ou moderador da reunião, esteja atento à discussão e volte aos pontos essenciais sempre que nota que há dispersão entre os participantes. O importante é procurar os pontos de consenso, pontos já percebidos e pontos-chave, dedicando o tempo necessário para clarificar mal-entendidos antes de passar o ponto seguinte da agenda. Eleja ou peça a um voluntário para ir registando as opções apresentadas e os consensos. Termine a reunião com um resumo das conclusões e especificando as etapas seguintes;
  • Rotatividade de funções: poderá estabelecer um sistema rotativo em que um participante fica encarregue de tomar notas sobre a reunião e fazer a ata;
  • Regule os comportamentos: o papel do moderador de uma reunião também passa por saber gerir os comportamentos. A agressividade, falta de atenção ou a simples timidez dos participantes perturbam as reuniões e a sua eficácia.

 

Conclusão

Não deve terminar a sua reunião sem fazer um encerramento. Tal como a abertura, a conclusão da reunião é um dos momentos cruciais. Deve garantir que cumpre 3 etapas fundamentais:

  1. Fazer uma síntese global;
  2. Concluir;
  3. Incitar à ação.  

As suas observações finais vão ser ainda mais eficazes se:

  • Não terminar de repente: “obrigado, é tudo!”;
  • Não começar a gaguejar: “Bom…acho que disse tudo o que tinha para dizer…”;
  • Não introduzir novos assuntos: “Ah, é verdade, já me estava a esquecer de dizer…”;
  • Não terminar a pedir desculpas! As desculpas finais podem ter um efeito negativo e retirar credibilidade a todo o seu discurso;
  • Sistematizar os resultados e as principais conclusões, com as decisões, as próximas etapas e a próxima reunião com data e hora marcadas.

Termine a sua reunião despedindo-se da sua audiência.

 

E como decorrem as suas reuniões? Quais as suas principais dificuldades e desafios?

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Escrito por

Silvia Varão

Licenciada em Psicologia Social e das Organizações e pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos pelo ISCTE.
Responsável pela área de Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Autora do livro “Gestão dos Recursos Humanos para Principiantes”, – ed. Sílabo, 2009.

Sou consultora/formadora nas áreas de Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Liderança Equipas e Gestão do Capital Humano.
As minhas principais áreas de intervenção são Gestão do Tempo, Comunicação, Assertividade, Gestão de Conflitos e Formação Pedagógica de Formadores.

Na área de Gestão do Capital Humano tenho trabalhado em projetos de consultoria no desenvolvimento e implementação de Sistemas de Gestão do Capital Humano.
Integrei a Cegoc em 2001 e o meu percurso nesta empresa tem sido muito enriquecedor devido à multiplicidade de projetos nos quais tenho participado.

Entendo este blog como uma excelente oportunidade para partilhar ideias e as muitas experiências que tenho tido o privilégio de viver no exercício da minha atividade.

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