
Capacitar os colaboradores individualmente
As diferentes gerações têm diversos pontos fortes, necessidades, exigências e formas de comunicar. Para aproveitar plenamente os benefícios desta diversidade, as empresas não devem apenas formar os seus gestores em conformidade. Os próprios membros da equipa devem também aprender a comunicar eficazmente uns com os outros e a entender as diferenças como vantagens. Isto é especialmente verdade quando idades muito distintas dificultam a comunicação e podem levar a mal-entendidos.
A formação em soft skills, como a comunicação e a gestão de conflitos, pode ajudar a sensibilizar os membros da equipa e a promover uma interação aberta e respeitosa.
Esta é a única forma de garantir uma colaboração produtiva.
Para além das soft skills, as empresas devem também promover a saúde dos seus colaboradores. Colaboradores saudáveis e resilientes são mais produtivos, criativos e motivados. São mais capazes de lidar com o stress e recuperar mais rapidamente de contratempos, o que não só melhora o seu próprio bem-estar, como também tem um impacto positivo no ambiente de trabalho em geral.
Saúde mental, resiliência e capacidade de lidar com o stress
O stress prolongado pode ter consequências significativas para a saúde. Para evitar que isso aconteça, as empresas devem investir em medidas para promover a saúde mental, a resiliência e a gestão do tempo numa fase precoce.
Muitos fatores de stress podem ser eliminados ou mitigados com o tempo certo e a autogestão. Existem inúmeras técnicas e métodos que podem ajudar neste domínio e, assim, promover um equilíbrio positivo entre a vida profissional e a vida privada.
Se o stress não puder ser afastado através de uma gestão adequada do tempo, é necessária resiliência. A capacidade de se manter saudável, mesmo quando as condições de vida e de trabalho são difíceis, é uma competência crucial para lidar com fases de stress e manter a saúde mental.
Ao fornecer formação específica e medidas de apoio sobre estes tópicos, as empresas mostram que valorizam os seus colaboradores e levam a sério a sua saúde e satisfação a longo prazo. Isto cria confiança e lealdade, o que, em última análise, contribui para o desenvolvimento bem-sucedido da empresa a longo prazo.
Comunicação e gestão de conflitos
Uma comunicação eficaz e uma gestão de conflitos bem-sucedida são soft skills essenciais que constituem a base de um ambiente de trabalho harmonioso e produtivo. Especialmente nas equipas intergeracionais, as diferentes formas de trabalhar e de comunicar podem rapidamente dar origem a ressentimentos ou mal-entendidos. Boas competências de comunicação permitem aos colaboradores transmitir as suas ideias de forma clara e precisa e trabalhar melhor em conjunto.
Uma comunicação aberta e uma gestão de conflitos competente garantem que as tensões e as diferenças são resolvidas de forma construtiva antes de poderem ter um impacto negativo no ambiente da equipa. Os colaboradores que dominam estas competências contribuem para um ambiente de trabalho positivo, uma vez que são capazes de reconhecer os problemas ou de os evitar.
De um modo geral, ao proporcionar formação aos colaboradores sobre comunicação e gestão de conflitos, as empresas apoiam uma cultura empresarial aberta e respeitadora, em que todos são ouvidos e se sentem confortáveis. Em última análise, este facto também promove o sucesso da empresa.
Reforçar os colaboradores com soft skills
Com as soft skills adequadas, não só promove o desenvolvimento pessoal dos seus colaboradores, como também fortalece toda a equipa. Crie as melhores condições para a colaboração entre gerações com seminários sobre comunicação e gestão de conflitos e promova a saúde de cada indivíduo com formação sobre resiliência e saúde mental.
Fonte: Cegos Integrata