Determinação com Consideração, eficácia ou ficção?

Silvia VarãoResponsável pela área de Desenvolvimento Pessoal e Profissional

    Determinação com Consideração, eficácia ou ficção?

    As situações do quotidiano profissional levam-nos muitas vezes a adotar atitudes de comunicação ineficazes, tais como a agressividade, a passividade ou a manipulação. Se muitas vezes reagimos impulsiva e violentamente, outras há em que desistimos da relação, ou dissimulamos o que pensamos ou sentimos.

    A capacidade para desenvolvermos comportamentos que permitam gerar valor à Organização e trazer benefícios acrescidos às equipas, depende em grande medida da identificação das várias atitudes de comunicação, da consciência que temos do nosso próprio comportamento e do controlo e vontade de pôr em prática no nosso dia-a-dia uma atitude facilitadora de uma relação positiva e produtiva com os outros.

    Passividade, Agressividade e Manipulação são as respostas que habitualmente utilizamos para enfrentar as situações mais complicadas no nosso relacionamento quotidiano:

    • A agressividade ou passividade (ataque ou fuga) são comportamentos impulsivos e inconscientes caraterísticos dos mamíferos; são comportamentos automáticos e naturais face a uma determinada situação percecionada como perigosa;
    • A manipulação é um comportamento mais elaborado, que se aproxima de um misto entre a passividade e a agressividade e por isso mais difícil de reconhecer.

    Estas atitudes são ineficazes nas consequências que provocam no relacionamento interpessoal, porque não têm como princípio a satisfação dos interesses mútuos e apenas permitem a construção de soluções perder-ganhar, ou ganhar-perder.

    A única atitude de comunicação verdadeiramente eficaz é a Assertividade, porque é a única que equilibra elevada consideração, com elevada determinação e permite chegar a soluções mutuamente satisfatórias.

    Para desenvolvermos uma atitude comunicacional Assertiva, é necessário tomarmos consciência dos nossos comportamentos e das suas consequências, e manifestarmos um conjunto de comportamentos facilitadores de um relacionamento interpessoal assente na confiança e no interesse mútuo, que permita a construção de soluções ganhar-ganhar.

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    Em termos emocionais, assertividade significa ausência de ansiedade no relacionamento interpessoal, e portanto agir face a emoções positivas e negativas, sem agressividade, passividade, ou manipulação.

    Em termos comportamentais, assertividade significa comunicar os seus pontos de vista, objetivos e interesses com determinação e simultaneamente com integridade e consideração pelo outro, respeitando os seus interesses, opiniões e decisões.


    Escrito por

    Silvia Varão

    Licenciada em Psicologia Social e das Organizações e pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos pelo ISCTE.
    Responsável pela área de Desenvolvimento Pessoal e Profissional
    Autora do livro “Gestão dos Recursos Humanos para Principiantes”, – ed. Sílabo, 2009.

    Sou consultora/formadora nas áreas de Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Liderança Equipas e Gestão do Capital Humano.
    As minhas principais áreas de intervenção são Gestão do Tempo, Comunicação, Assertividade, Gestão de Conflitos e Formação Pedagógica de Formadores.

    Na área de Gestão do Capital Humano tenho trabalhado em projetos de consultoria no desenvolvimento e implementação de Sistemas de Gestão do Capital Humano.
    Integrei a Cegoc em 2001 e o meu percurso nesta empresa tem sido muito enriquecedor devido à multiplicidade de projetos nos quais tenho participado.

    Entendo este blog como uma excelente oportunidade para partilhar ideias e as muitas experiências que tenho tido o privilégio de viver no exercício da minha atividade.

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