Ao contemplarmos o mercado, inúmeras vezes imaginamos que tudo deve estar já criado e que dificilmente conseguiríamos encontrar uma boa ideia que desse início a um negócio. Por outro lado, mesmo com uma boa ideia em mente, o medo de dar o primeiro passo em direção à realização de um sonho pode impedir-nos de começar.

É aspirante a empresário? Não permita que incertezas o intimidem. Os que alcançam o êxito são, normalmente, os que identificam a agarram firmemente as oportunidades.

Siga estas propostas e ganhe coragem para seguir em frente e construir uma história de sucesso.

 


 

1. Planeie o seu negócio e defina o seu objetivo

Para o conhecido autor Napoleon Hill, “ter um único objetivo é essencial para o sucesso, independentemente da ideia de sucesso que se tenha”.

Comece por definir bem o seu negócio, o que pretende fazer com ele e quem é exatamente o seu público-alvo. Nunca descure esse objetivo, mantenha-o em mente, escreva-o e partilhe-o com quem está consigo no projeto.
Faça também um bom planeamento. Isso é vital para qualquer empreendimento que pretenda sobreviver no mercado.

 

2. Pesquise e informe-se sobre o assunto

Mesmo sendo formado na área ou que esteja a trabalhar nesse mercado há anos continua a ser importante que pesquise e atualize os seus conhecimentos continuamente. A aprendizagem nunca é demais e coloca-o ao mesmo nível, ou mesmo à frente, da concorrência.

Duas das condições fundamentais para o êxito do seu projeto é estar preparado e ter sólidos conhecimentos sobre a atividade. Como dizia alguém, “a sorte é quando a preparação encontra a oportunidade”. Para isso deverá ler tudo o que puder sobre o tema. Pesquise todo o tipo de informações credíveis sobre o assunto em livros, páginas na internet e publicações.

Tome também a decisão de frequentar cursos e formações sobre empreendedorismo e gestão. Dê o próximo passo quando já não lhe restarem dúvidas.

 

3. Faça um plano de marketing

Para um bom negócio ter sucesso, é necessário conquistar clientes. Para isso deve definir um plano de marketing onde constem todas as estratégias que vai usar para alcançar e fidelizar o seu público-alvo.

“O marketing desempenha o papel de ‘casamenteiro’ entre o que a sua empresa vende e o que os clientes compram”, garantiu Barbara Schenck.

O seu plano de marketing tem de ser adaptado às necessidades da sua empresa e ao perfil do seu cliente, para que, através de uma boa estratégia de comunicação, consiga fazer com que ele se convença que o seu produto é o mais indicado.

 

4. Escolha a equipa perfeita

O maior erro que um empresário pode cometer é deixar de investir em pessoas qualificadas. Não adianta ter ótimas ideias se as colocar nas mãos de alguém que não saiba implementá-las.

“As pessoas são o coração de todas as empresas. Quanto melhores forem as pessoas que as gerem, melhor será a sua empresa”, afirmam os autores Bob Nelson e Peter Economy.

Quando surgir a oportunidade de contratar alguém, analise com cuidado o currículo de todos os candidatos e prepare a entrevista de emprego com base naquilo que procura.

 

5. Acompanhe as tendências

“Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”, diz o velho ditado. Para bons negócios é necessário que atualize constantemente os seus conhecimentos e acompanhe as tendências do mercado. Quem fica parado no tempo, na teimosia, pode perder inúmeras oportunidades e, finalmente, vir a ter de encerrar o negócio.

Mantenha o seu objetivo inicial sendo sempre criativo e inovador, acompanhando as novidades e as tendências. Isso irá diferenciá-lo da concorrência.

 

6. Dê ao cliente aquilo que ele procura

O cliente é sempre o foco de qualquer empresa. É importante estar a par daquilo que ele pretende e ir ajustando a oferta nesse sentido, como um marinheiro ajusta as velas conforme o vento.

Enquadrado no objetivo e no foco da sua empresa, oriente o seu negócio para as necessidades reais do seu cliente. Mantenha o planeamento inicial e esteja sempre aberto a sugestões.

 

7. Seja um bom líder

Todo o esforço que fez para criar um bom negócio será em vão se, posteriormente, não conseguir liderá-lo. Esteja sempre atento a todos os pormenores, porque são eles que fazem a verdadeira diferença.

Interaja regularmente com a sua equipa, dê o exemplo, resolva conflitos, faça perguntas e peça conselhos. Transmita segurança a quem trabalha consigo e recompense o bom desempenho.

Lembre-se, é um bom líder que faz uma boa empresa.

 

A confiança e o conhecimento são verdadeiras alavancas para iniciar qualquer projeto. Meta mãos à obra e construa a sua própria história.

Escrito por

Catarina Correia

Com mais de 16 anos de experiência na área de Marketing e Comunicação, sou uma entusiasta do marketing digital, com uma paixão especial por geração de leads e análise de resultados.

Atualmente, como Head of Marketing & Communication na Cegoc, dedico-me a criar estratégias que não só elevam a marca, mas também enriquecem as experiências de aprendizagem.

No centro do meu trabalho está a vontade de conectar, educar e inspirar através de estratégias de marketing bem pensadas e comunicação autêntica. Acredito firmemente que um marketing eficaz pode, e deve, servir como um catalisador para a aprendizagem contínua e desenvolvimento pessoal e profissional. Em cada projeto que abraço, procuro inovar e trazer novas perspetivas que possam não apenas atingir os objetivos de marketing, mas também enriquecer o setor de L&D com insights frescos e relevantes.

Este é o desafio que me mantém motivada e em constante busca por novas aprendizagens e melhores práticas na interseção entre Marketing, Comunicação e Formação.

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