Ao contemplarmos o mercado, inúmeras vezes imaginamos que tudo deve estar já criado e que dificilmente conseguiríamos encontrar uma boa ideia que desse início a um negócio. Por outro lado, mesmo com uma boa ideia em mente, o medo de dar o primeiro passo em direção à realização de um sonho pode impedir-nos de começar.
É aspirante a empresário? Não permita que incertezas o intimidem. Os que alcançam o êxito são, normalmente, os que identificam a agarram firmemente as oportunidades.
Siga estas propostas e ganhe coragem para seguir em frente e construir uma história de sucesso.
1. Planeie o seu negócio e defina o seu objetivo
Para o conhecido autor Napoleon Hill, “ter um único objetivo é essencial para o sucesso, independentemente da ideia de sucesso que se tenha”.
Comece por definir bem o seu negócio, o que pretende fazer com ele e quem é exatamente o seu público-alvo. Nunca descure esse objetivo, mantenha-o em mente, escreva-o e partilhe-o com quem está consigo no projeto.
Faça também um bom planeamento. Isso é vital para qualquer empreendimento que pretenda sobreviver no mercado.
2. Pesquise e informe-se sobre o assunto
Mesmo sendo formado na área ou que esteja a trabalhar nesse mercado há anos continua a ser importante que pesquise e atualize os seus conhecimentos continuamente. A aprendizagem nunca é demais e coloca-o ao mesmo nível, ou mesmo à frente, da concorrência.
Duas das condições fundamentais para o êxito do seu projeto é estar preparado e ter sólidos conhecimentos sobre a atividade. Como dizia alguém, “a sorte é quando a preparação encontra a oportunidade”. Para isso deverá ler tudo o que puder sobre o tema. Pesquise todo o tipo de informações credíveis sobre o assunto em livros, páginas na internet e publicações.
Tome também a decisão de frequentar cursos e formações sobre empreendedorismo e gestão. Dê o próximo passo quando já não lhe restarem dúvidas.
3. Faça um plano de marketing
Para um bom negócio ter sucesso, é necessário conquistar clientes. Para isso deve definir um plano de marketing onde constem todas as estratégias que vai usar para alcançar e fidelizar o seu público-alvo.
“O marketing desempenha o papel de ‘casamenteiro’ entre o que a sua empresa vende e o que os clientes compram”, garantiu Barbara Schenck.
O seu plano de marketing tem de ser adaptado às necessidades da sua empresa e ao perfil do seu cliente, para que, através de uma boa estratégia de comunicação, consiga fazer com que ele se convença que o seu produto é o mais indicado.
4. Escolha a equipa perfeita
O maior erro que um empresário pode cometer é deixar de investir em pessoas qualificadas. Não adianta ter ótimas ideias se as colocar nas mãos de alguém que não saiba implementá-las.
“As pessoas são o coração de todas as empresas. Quanto melhores forem as pessoas que as gerem, melhor será a sua empresa”, afirmam os autores Bob Nelson e Peter Economy.
Quando surgir a oportunidade de contratar alguém, analise com cuidado o currículo de todos os candidatos e prepare a entrevista de emprego com base naquilo que procura.
5. Acompanhe as tendências
“Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”, diz o velho ditado. Para bons negócios é necessário que atualize constantemente os seus conhecimentos e acompanhe as tendências do mercado. Quem fica parado no tempo, na teimosia, pode perder inúmeras oportunidades e, finalmente, vir a ter de encerrar o negócio.
Mantenha o seu objetivo inicial sendo sempre criativo e inovador, acompanhando as novidades e as tendências. Isso irá diferenciá-lo da concorrência.
6. Dê ao cliente aquilo que ele procura
O cliente é sempre o foco de qualquer empresa. É importante estar a par daquilo que ele pretende e ir ajustando a oferta nesse sentido, como um marinheiro ajusta as velas conforme o vento.
Enquadrado no objetivo e no foco da sua empresa, oriente o seu negócio para as necessidades reais do seu cliente. Mantenha o planeamento inicial e esteja sempre aberto a sugestões.
7. Seja um bom líder
Todo o esforço que fez para criar um bom negócio será em vão se, posteriormente, não conseguir liderá-lo. Esteja sempre atento a todos os pormenores, porque são eles que fazem a verdadeira diferença.
Interaja regularmente com a sua equipa, dê o exemplo, resolva conflitos, faça perguntas e peça conselhos. Transmita segurança a quem trabalha consigo e recompense o bom desempenho.
Lembre-se, é um bom líder que faz uma boa empresa.
A confiança e o conhecimento são verdadeiras alavancas para iniciar qualquer projeto. Meta mãos à obra e construa a sua própria história.