Uma imagem vale mais que mil palavras!
“Reduzi para 10, o tamanho da letra da minha apresentação, assim pelo menos consegui colocar toda a informação necessária nos diapositivos. Mas vai conseguir ler o que está projetado? E a audiência consegue visualizar a informação? Bem…não!”
Quantos de nós já não encontrámos situações semelhantes? Mas porque continuamos a utilizar apresentações cheias de informação, muitas vezes ilegíveis, que obrigam o orador a ler um texto corrido e que só atrapalham o processo de exposição das nossas ideias?
Grande parte dos suportes visuais desenvolvidos são bons exemplos de documentos para consulta após a exposição mas afastam-se da sua principal função.
Temos mais facilidade em processar informação que é acompanhada por imagens…
A expressão popular "Uma imagem vale mais que mil palavras", ajuda a ilustrar uma das principais razões que justificam a utilização de suportes. Temos mais facilidade em processar informação que é acompanhada por imagens ou por declarações curtas e memoráveis. Isto significa que sempre que utilizarmos diapositivos simples, com imagens que apoiem a mensagem, a nossa audiência terá maior facilidade em memorizar a informação.
A verdade é que quando bem desenvolvidos os suportes visuais:
- São algo concreto e acessível a todos;
- Facilitam a concentração da atenção do grupo numa referência comum;
- Permitem ilustrar uma exposição, clarificar uma demonstração ou desencadear uma reflexão;
- Facilitam a memorização.
Boas práticas na conceção de dispositivos visuais
Os dispositivos visuais têm uma e só uma função: suportar o processo de exposição. Contudo a concretização desta função implica que sejam tomadas algumas medidas na sua conceção. Procuramos sistematizar um conjunto de boas práticas que agora partilhamos:
- Projete apenas as ideias chave da mensagem;
- Use imagens animações sempre com algum propósito;
- Garanta um contraste de cores para facilitar a leitura;
- Use um tamanho de letra superior a 18;
- Evite o uso de mais de 3 cores no texto;
- Coloque apenas os gráficos e imagens que são compreensíveis;
- Garanta a visibilidade de qualquer ponto da sala;
- Assegure uma coerência visual;
- Procure escrever menos de 7 linhas por diapositivo, com menos de 7 palavras cada uma;
- Não se faça substituir pelos seus suportes!
Acima de tudo não se esqueça que um bom suporte visual é Simples, Legível, Estruturado, Visível e Esteticamente agradável.
Os discursos que soam mais naturais e fluidos são aqueles que foram melhor preparados. Depois de ter estruturado a sua apresentação e construído os suportes, é importante praticar o seu discurso.
Prepare apresentações fáceis de acompanhar, compreender e acima de tudo procure estratégias que favoreçam a retenção de informação.