Pirataria emocional…e assuntos correlatos

Mário CeitilPresidente da Mesa da Assembleia Geral da APG (Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas)


    Muitos de nós (provavelmente a grande, grande maioria) já estivemos em situações em que certos fluxos emocionais se manifestam como se “tomassem conta de nós” e comprometem seriamente a nossa capacidade para dar respostas adaptadas e coerentes às situações.

    As expressões coloquiais que as pessoas usam para descrever os seus estados anímicos nestas situações são particularmente eloquentes:

    emoçoes

    Daniel Goleman designa estes estados emocionais, que perturbam o discernimento e nos fazem perder a necessária capacidade de autorregulação, como “Emotional Highjacks” (“piratas emocionais”) e define-os como situações de descontrolo emocional em que as respostas comportamentais das pessoas, em vez de serem comandadas pelo córtex pré-frontal, o “grilo falante” da consciência, são totalmente dominadas pela amígdala, glândula situada na base do cérebro (por favor, não confundir com as amígdalas, que ficam um nadinha mais abaixo) e que se comporta como um verdadeiro “marcador somático” das vivências emocionais.

    Os exemplos possíveis de situações de “ataques emocionais” são inúmeros e extremamente frequentes:

    Estes e muitos outros exemplos são, hoje, extremamente frequentes e as investigações que se têm produzido neste domínio (ver, por exemplo, o estudo “Emoções no Trabalho: O que as pessoas sentem e como se pode medir”, conduzido por Cynthia Fisher e citado num recente post da EBW Worldwide) evidenciam que as condições de vida nas sociedades e nas organizações atuais são terreno fértil para a criação de condições que constituem verdadeiros desafios ao equilíbrio emocional das pessoas, sendo, por isso, imperativo desenvolver e expandir as competências nucleares da Inteligência Emocional.

    É justamente da investigação científica neste domínio que decorrem algumas das prescrições práticas para comportamentos autorreguladores, como, por exemplo, manter o autodomínio através dos processos de relaxação e “mindfullness”, “ganhar perspetiva” após experiências de fracasso ou desapontamento ou procurar “modalidades de escape produtivo”, quando estamos expostos a experiências de frustração ou de emoções “tóxicas” continuadas.

    Inteligência emocional

    Estes (e outros) comportamentos podem constituir-se como respostas eficazes à “piratagem emocional” que por aí pulula, sendo a boa notícia o facto de poderem ser desenvolvidos através de aprendizagem e de treino, afirmando, assim, a possibilidade da libertação da experiência humana das grilhetas do determinismo genético-constitucional.

    Se não for suficiente, há ainda o recurso às resignificações de mindset, às visões alternativas e às reconceções sobre os próprios “piratas”, com, eloquentemente, fazia uma amiga minha, referindo-se à personagem de Johnny Depp no filme “Os Piratas das Caraíbas”: “é que, com um pirata destes, até eu gostava de ser abalroada!”.

    Escrito por

    Mário Ceitil

    •Licenciado em Psicologia pelo ISPA;•Professor Universitário;•CERTIFIED EXECUTIVE COACH pelo FranklinCovey/Columbia University Executive Coach Certification Program (Salt Lake City – EUA);•PROGRAMA DE FORMACIÓN DE COACHES PROFESIONALES – Nivel Básico (ACSTH – Approved Coach Specific Training Hours), pela Escuela de Coaching Ejecutivo da Tea-Cegos (Madrid, Espanha);•PROGRAMA DE FORMACIÓN DE COACHES PROFESIONALES – Nivel Avanzado (ACSTH – Approved Coach Specific Training Hours), pela Escuela de Coaching Ejecutivo da Tea-Cegos (Madrid, Espanha);•Managing Partner da Cegoc, de 1993 a 2015;•Consultor e Formador da Cegoc, desde 1981.•Coordenador da Escola de Coaching Executivo (2015/2016),
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