Quais são as "forças ocultas" que conduzem ao nosso comportamento digital?

Catarina CorreiaHead of Marketing & Communication na CEGOC

A tecnologia evoluia um passo tão acelerado nos nossos dias, que os líderes muitas vezes lutam paraacompanhar o ritmo vertiginoso da mudança. Neste contexto, como vamos sercapazes de capacitar as pessoas para utilizarem a nova tecnologia de uma forma benéficapara todos?

A Antropóloga Digital Rahaf Harfoush partilhou algumas ideias sobre este tópico na última edição do Business Transformation Summit. Sendo uma das principais especialistas em inovação, convergência das tecnologias emergentes e cultura digital, Rahaf encorajou os presentes a mudarem o seu mindset de forma a se manterem competitivos.

 

 

Por norma, os líderes costumam introduzir novas tecnologias através de uma abordagem “de cima para baixo” – comunicam à sua equipa a adoção de uma nova ferramenta digital, proporcionam formação para a sua utilização e esperam que a mesma seja aplicada a partir de então. No entanto, este processo nem sempre é bem-sucedido. Rahaf afirma que os líderes devem promover uma “linguagem corporal digital” positiva, devem introduzir novas ferramentas digitais mostrando como eles próprios as adotaram e partilhando os seus benefícios junto dos colaboradores.

É hora de alterar os papéis da liderança em conjunto com a tecnologia.

Assim, em vez de usarem a abordagem “de cima para baixo”, os líderes devem liderar pelo exemplo – devem reconhecer que não possuem todas as respostas. Em vez disso, devem agir como facilitadores do conhecimento e capacitar as suas equipas para explorarem e utilizarem a tecnologia de uma forma positiva, sustentável e proveitosa.

Assista a estepequeno vídeo para ouvir mais insightsde Rahaf Harfoush sobre a adoção das novas ferramentas digitais:

 

 

Para saber como a CEGOC o pode ajudar a acelerar a transformação digital do seu negócio, visite o nosso website e contacte-nos.

Escrito por

Catarina Correia

Licenciada em Design de Equipamento pela Universidade de Lisboa e com uma Pós-Graduação em Marketing Management, no IPAM. Experiência como Responsável de Marketing e Comunicação, de várias empresas de formação, onde fazia a gestão do Departamento de Marketing e Comunicação, a implementação de várias ações de marketing e desenvolvia o mercado Nacional e Palop’s, através da promoção de contactos estratégicos, criando e desenvolvendo produtos fulcrais na expansão da empresa, em diferentes modelos de participação.Neste momento sou Head of Marketing & Communication da CEGOC, tenho mais de onze anos de experiência em Vendas & Marketing e Marketing online.Considero-me uma entusiasta de marketing digital, e especialista em social media marketing, gestão comunitária e geração de leads.
Saiba mais
newsletter image

Receba as nossas newsletters

Fique a par de todas as novidades que temos para si!

Subscreva aqui!