Quais são as "forças ocultas" que conduzem ao nosso comportamento digital?
A tecnologia evoluia um passo tão acelerado nos nossos dias, que os líderes muitas vezes lutam paraacompanhar o ritmo vertiginoso da mudança. Neste contexto, como vamos sercapazes de capacitar as pessoas para utilizarem a nova tecnologia de uma forma benéficapara todos?
A Antropóloga Digital Rahaf Harfoush partilhou algumas ideias sobre este tópico na última edição do Business Transformation Summit. Sendo uma das principais especialistas em inovação, convergência das tecnologias emergentes e cultura digital, Rahaf encorajou os presentes a mudarem o seu mindset de forma a se manterem competitivos.

Por norma, os líderes costumam introduzir novas tecnologias através de uma abordagem “de cima para baixo” – comunicam à sua equipa a adoção de uma nova ferramenta digital, proporcionam formação para a sua utilização e esperam que a mesma seja aplicada a partir de então. No entanto, este processo nem sempre é bem-sucedido. Rahaf afirma que os líderes devem promover uma “linguagem corporal digital” positiva, devem introduzir novas ferramentas digitais mostrando como eles próprios as adotaram e partilhando os seus benefícios junto dos colaboradores.
É hora de alterar os papéis da liderança em conjunto com a tecnologia.
Assim, em vez de usarem a abordagem “de cima para baixo”, os líderes devem liderar pelo exemplo – devem reconhecer que não possuem todas as respostas. Em vez disso, devem agir como facilitadores do conhecimento e capacitar as suas equipas para explorarem e utilizarem a tecnologia de uma forma positiva, sustentável e proveitosa.
Assista a estepequeno vídeo para ouvir mais insightsde Rahaf Harfoush sobre a adoção das novas ferramentas digitais:
Para saber como a CEGOC o pode ajudar a acelerar a transformação digital do seu negócio, visite o nosso website e contacte-nos.