Já alguma vez se deu conta da quantidade de vezes que diz “sim” quando na verdade a sua vontade é dizer “não”? Acha que está sobrecarregado de tarefas porque a maioria das pessoas “empurra” para si os problemas, esperando de si uma solução? Quantas vezes sente que o tempo disponível não é suficiente para realizar todas as atividades previstas, ao mesmo tempo que as urgências teimam em surgir, tornando-se difícil alcançar os resultados pretendidos?
Saber "dizer não" e aumentar a sua produtividade!
Saber “dizer não” ao que não é prioritário, mantendo uma boa relação com os seus interlocutores, pode ajudá-lo a aumentar a sua produtividade e alcançar o equilíbrio.
A primeira e principal regra a seguir é nunca dizer “sim” sem pedir informação clara e objetiva sobre o pedido que lhe está a ser feito. Existem três perguntas essenciais que deve fazer para compreender bem o pedido:
- Do que se trata exatamente?
- Para quando é preciso?
- Quanto tempo demora?
De seguida, e antes de se comprometer com a realização da tarefa, é importante que faça uma reflexão sobre os seguintes critérios:
- Tenho as informações necessárias para dizer que sim?
- Tenho as competências necessárias para dizer que sim?
- Essa atividade é importante para a Organização e está no âmbito da minha missão?
- Tenho tempo disponível para isso, sem comprometer as minhas prioridades?
Caso a resposta à maioria das questões seja negativa, é importante saber “dizer não” ao pedido, mantendo uma boa relação com o interlocutor. Dizendo “sim” a tudo, arrisca-se a não ter tempo para realizar as tarefas inerentes à sua função e afastar-se das suas principais responsabilidades e prioridades, comprometendo deste modo os seus resultados.
Pense estrategicamente. Comece com um fim em mente.
Como dizer não?
Do ponto de vista da linguagem verbal
- Reconheça que compreende o pedido;
- Apresente razões factuais para recusar o pedido, através de uma linguagem clara, objetiva e centrada no essencial;
- Ofereça sugestões e alternativas e explique em que medida satisfazem os interesses de ambas as partes.
Do ponto de vista da linguagem não-verbal
- Seja autêntico e coerente na linguagem verbal e não-verbal;
- Demonstre uma atitude serena e de recetividade, através dos gestos e da postura e controle as reações de agitação ou de nervosismo.
Estas são algumas ações que pode desenvolver para “dizer não” e que o podem ajudar a rentabilizar o seu tempo e aumentar a sua produtividade, no entanto é importante não ser inflexível. Há momentos em que é necessário redefinir as prioridades e atuar em circunstâncias diferentes do planeado. Esteja recetivo a dar resposta a essas exceções.