Tomar a decisão de deixar um emprego seguro, e, eventualmente, um salário garantido, com a expectativa de fazer crescer uma ideia de negócio, não é fácil.
Dar os primeiros passos nesta direção requer muita determinação e resiliência, em especial numa primeira fase enquanto empreendedor que, habitualmente, se caracteriza por momentos de muito stress e pouca rendibilidade.
Neste artigo, indicamos que sinais deverão estar presentes, antes de decidir deixar o seu atual posto de trabalho para se dedicar a um negócio seu.
Está insatisfeito com a sua atual situação laboral e sente-se preparado para mudar
Se não está satisfeito com o seu atual cargo e sente reduzido interesse pelas funções desempenhadas, é certo que precisa de uma mudança. Esta pode traduzir-se na procura por novas oportunidades, noutra empresa ou, simplesmente, por uma mudança de departamento, dentro da sua atual organização.
Contudo, se, em paralelo com a sua atual atividade profissional, tem vindo a desenvolver uma ideia de negócio, esta pode ser a altura para avançar com a mesma. Antes disto, certifique-se que está preparado para este novo desafio: elabore um plano de atuação, estude a sua situação financeira, defina objetivos e estabeleça indicadores de performance.
Um exemplo de sucesso, que sustenta este ponto, é Paul Knight, o fundador da empresa multinacional Nike. Knight trabalhou por vários anos, em regime full-time, como contabilista e professor assistente, enquanto dedicada todo o seu tempo pós-laboral à pequena empresa que tinha criado, denominada de Blue Ribbon (que mais tarde viria a ser a Nike). Apenas alguns anos depois, quando a sua startup já garantia um rendimento estável, o empresário decidiu despedir-se para se dedicar totalmente áquilo que viria a ser a reconhecida Nike.
Identificou uma lacuna no mercado
Se detetou que existe uma questão por resolver no mercado atual e elevada procura pela respetiva solução, pode estar perante uma oportunidade de investimento aliciante. Criar e oferecer produtos ou serviços inovadores que um público vasto procura, irá, muito provavelmente, conduzi-lo ao sucesso.
Identificar uma lacuna no mercado e explorá-la tem, igualmente, vantagens ao nível da concorrência, já que ainda é limitada.
Uma importante parte do processo de desenvolvimento de um novo negócio, em particular se este explora áreas inovadoras, é a necessidade de aprendizagem constante. Procure e aconselhe-se com especialistas, de acordo com a situação com que se depara.
Sara Blakely é um exemplo de sucesso a este nível. Foi vendedora de máquinas de fax durante dois anos, enquanto desenvolvia a sua ideia de negócio nas horas livres: a marca Spanx, cujo o core é a venda de leggings modeladoras. Com este produto, Sara Blakely identificou uma carência no mercado: a inexistência de roupa capaz de alterar a aparência do corpo, perante o desejo da sociedade em integrar padrões de beleza.
Acredita realmente na sua ideia e está disposto a aprender e a evoluir com ela
A resiliência é fundamental para novos empreendedores. Acreditar e envolver-se com o core do seu novo negócio, permitirá que ultrapasse mais facilmente eventuais obstáculos futuros. No caminho para o sucesso, procure manter os seus conhecimentos atualizados, adequando-os ao mercado. Quanto mais know-how adquirir, maior será a sua capacidade de ser resiliente.