As soluções do Google Analytics oferecem ferramentas de análise gratuitas para avaliar dados de websites e aplicações, com objetivo de obter informações sobre os clientes.
Através deste recurso, é possível verificar quantas pessoas visitaram o seu site/blog, que artigos leram, de que outros sites foram encaminhados, em que cidade do mundo estão e outras infinitas possibilidades.
Não é por acaso que este serviço do Google é apontado por 83% dos e-commerces como a ferramenta mais importante para analisar os resultados das redes sociais (E-Commerce Trends, 2017).
No entanto, é preciso salientar que, por falta de conhecimento, na maioria das vezes, não existe uma análise qualificada das métricas obtidas.
Para que esse não seja o seu caso e para que consiga elevar a estratégia de marketing digital da sua empresa a outro nível, juntamos algumas dicas e truques para dominar o Google Analytics:
1 – Defina o que vai medir e o porquê
O erro mais cometido ao utilizar o Google Analytics é analisar apenas as “métricas de vaidade”, ou seja, aquelas que se concentram apenas no número de visitas ao site.
A chave para perceber os relatórios desta ferramenta é concentrar-se em 5 dos 10 KPIs (indicadores chave de desempenho) que sejam importantes para alcançar os objetivos do seu site ou do seu negócio. Não perca tempo a analisar dados irrelevantes.
2 – Meça conversões com objetivos
Para dominar esta ferramenta do Google, precisa de definir metas. Assim como o seu website precisa de ter objetivos de negócios, a sua conta do Analytics deve ser configurada para avaliar as conversões através dessas metas.
As conversões irão confirmar que está no caminho certo para alcançar os objetivos do seu negócio. A sua taxa de conversão é o KPI mais importante, independentemente do objetivo do seu site.
3 – Configure corretamente o Google Analytics
Depois de começar a utilizar a ferramenta, é necessário garantir que a sua conta está configurada para avaliar os aspetos mais importantes para a sua empresa. Não apenas para garantir a precisão dos seus dados, mas também para ter acesso a instrumentos adicionais para melhor analisar o seu tráfego.
Esta checklist de configuração do analytics, proposta pelo blog da Intechnic (uma agência de marketing digital americana), vai ajudá-lo:
- Configurar e acompanhar eventos
- Acompanhar campanhas
- Configurar para e-commerce
- Ativar relatórios de informações demográficas e interesses
- Acompanhar palavras-chave e velocidade do site
- Se utiliza o Google AdWords, adicione a conta ao Analytics
- Se utiliza o Google AdSense, adicione a conta ao Analytics
4 – Crie painéis e relatórios personalizados
O Google Analytics permite que crie painéis personalizados para aceder rapidamente aos dados mais valiosos.
Deve passar algum tempo a criar um painel ou dois que se concentrem exclusivamente nos KPIs pertinentes aos objetivos do seu negócio.
Pode criar vários painéis, no entanto foque-se apenas no que é importante: cinco de entre as dez métricas que identificou.
Também permite criar relatórios personalizados e especificamente pensados para as suas necessidades.
5 – Reveja os relatórios regularmente
Os seus relatórios personalizados são inúteis se não os rever regularmente. Faça uma revisão semanal aos seus principais KPIs e uma revisão completa dos seus relatórios pelo menos uma vez por mês.
Além disso, reveja o desempenho do seu site após as principais atualizações para verificar se o desempenho não foi afetado negativamente ou se, pelo contrário, melhorou.
6 – Compare com desempenhos anteriores
Os relatórios exibem, por defeito, os resultados dos últimos 30 dias, mas pode selecionar qualquer período. Também pode usar a caixa de seleção "Comparar com", que permite comparar os seus resultados atuais com qualquer período no passado.
Ao rever os relatórios, é importante compará-los com dados anteriores. Os KPIs não revelam muito sem comparar os resultados atuais com valores anteriores.