New
 
Full Digital
 

Formação - Programa Walk the Talk

Rumo à melhor versão de si próprio… e da sua equipa!

  • Á distância
  • Performance
Download do pdf
APRENDIZAGEM 100% ONLINE
Referência
1338

Duração
30 horas

Sob consulta

Solução adaptada às suas necessidades
Esta solução interessa-Ihe?
Os nossos especialistas desenham percursos de formação personalizados

Partilhe esta formação

Suportado por ferramentas de Mentoring e Coaching de equipas e uma nova metodologia de aprendizagem experiencial alavancada em tecnologias de aprendizagem à distância que permitem apoiar os participantes no desenvolvimento da sua autonomia e do seu potencial, o Programa Walk the Talk foi desenhado para ajudar equipas tradicionais, ou geograficamente dispersas, a caminhar rumo à melhor versão de si próprias, ganhando maior coesão, maior alinhamento e sobretudo, maior eficácia na forma como trabalham e aprendem em conjunto, constroem níveis superiores de confiança e comprometimento e lidam com o erro rumo à inovação.

Desenvolva-se a si e à sua equipa ao longo de 5 sessões (as 4 primeiras de 1/2 dia e a última de dia completo), que podem ser realizadas na mesma semana ou distribuídas ao longo de 5 semanas.

O Programa Walk the Talk integra uma sequência de dinâmicas precedidas de um rigoroso diagnóstico de equipa, seguido de sessões síncronas 100% online de caminhada na natureza (facilitadas por Mentores e Team Coaches da CEGOC via Zoom), através das quais os participantes são convidados a explorar com maior profundidade, o futuro que ambicionam construir enquanto indivíduos e equipa, a clarificar o seu propósito de vida pessoal e o da sua equipa, e a definir os resultados e os níveis críticos de melhoria que pretendem alcançar enquanto equipa ao serviço de uma Organização.

Tudo isto é conseguido enquanto os participantes caminham na natureza – ao caminhar, promovemos a produção de neurotransmissores, e ao fazê-lo com a natureza como pano de fundo, conseguimos estar mais atentos e capazes de pensar e refletir melhor nos resultados pretendidos e na melhor forma de os conseguirmos alcançar. Caminhar também atua como um catalisador neuropsicológico que ajuda a reduzir os níveis de stress e aumentar os níveis de concentração, foco, criatividade, memória e até humor.

O programa Walk the Talk resulta de uma parceria exclusiva entre a CEGOC e a Walking Mentorship.

Destinatários

Destinatários

  • Profissionais, líderes, gestores e responsáveis hierárquicos com necessidade de mobilizar as suas equipas para obter resultados e gerar efeitos multiplicadores positivos dentro da organização – desenvolver competências de liderança, reforçar o engagement e a motivação, fomentar o feedback, inspirar as relações de confiança, alinhar os conceitos de visão/propósito/objetivos, apoiar o empowerment e o desenvolvimento de colaboradores e equipas.
Percurso de aprendizagem

Percurso de aprendizagem

Preparação

Reunião de apresentação Walk the Talk e alinhamento com Team Coach, Walking Mentorship e Líder da Equipa. Preparação antes e/ou após diagnóstico. Entrevistas individuais com membros da equipa. Realização de diagnóstico.

Kick Off (pré-caminhada)

Criação de um grupo de programa no Whatsapp para explicar o programa Walk the Talk através da partilha dos seguintes conteúdos:

  • Apresentação dos formadores/mentores do programa;
  • Metodologia;
  • Preparação operacional;
  • Logística;
  • Dinâmicas (sala Zoom, dinâmica de pares, ligação telefónica, como utilizar a plataforma online, como proceder durante as caminhadas);
  • Q&A (via Whatsapp).

O que precisa levar durante as caminhadas?

  • Calçado e roupa confortável para caminhar e chapéu/proteção para o sol
  • Telemóvel com a bateria carregada/power bank
  • Headphones
  • Lanche/comida para piquenique
  • Uma garrafa de água

Primeiro dia

9:00h – Sala de Zoom (30 minutos)

  • Palavras de boas-vindas. Briefing inicial. Aquecimento e alongamentos pré-caminhada. Explicação da sequência do primeiro dia (0,00 km e Connecting the Dots), alcance do peer mentoring e modo de funcionamento. Indicação das rotações do dia e o que fazer no caso de dificuldade técnica. Q&A

Caminhada (30 minutos)

  • 1º exercício individual – 0,00 km + rever os dois primeiros vídeos do tema 0,00 km

Chamada telefónica ou presencial (45 minutos)

  • 1ª rotação em pares + rever o wrap up video e as respostas finais

Sala de Zoom (10 minutos)

  • Briefing do Connecting the Dots para todos os participantes com foco nos padrões que impactam a vida profissional e nas aprendizagens que daí decorrem para o momento presente + rever os dois primeiros vídeos do tema Connecting the Dots.

Caminhada (30 minutos sem rotação)

  • 2º exercício individual - Connecting the Dots

Chamada telefónica ou presencial (45 minutos)

  • 2ª rotação a pares + No final da rotação rever o wrap up video e rever as respostas finais.

Sala de Zoom (até finalizar o horário)

  • Wrap up. Exercício Time Lab (ver os dois primeiros vídeos na plataforma). Q&A + colocação de dúvidas via Whatsapp ou mensagem privada durante a tarde.

12:30h – Intervalo

13.00h –Almoço virtual via Zoom

  • Perguntas sobre Time Lab da Equipa para reflexão (cada equipa tem uma break-out room e um whiteboard para registar as suas respostas e guardar para o dia 5).

14.00h –Fim do primeiro dia

Segundo dia

9:00h – Sala de Zoom (10 minutos)

  • Briefing inicial. Aquecimento e alongamentos pré-caminhada. Explicação de toda a sequência do 2º dia (Time Lab e Personal Inventory) e alcance do peer mentoring. Indicação das rotações do dia

Caminhada (30 minutos)

  • 3º exercício individual - Time Lab + rever os dois primeiros vídeos do tema Time Lab

Chamada telefónica ou presencial (30 minutos)

  • 1ª rotação em pares + rever o wrap up video e rever as respostas finais.

Sala de Zoom (10 minutos)

  • Briefing do Personal Inventory para todos os participantes focando os desafios e oportunidades também da equipa/organização + rever os dois primeiros vídeos do tema Personal Inventory

Caminhada (30 minutos sem rotação)

  • 4º exercício individual - Personal Inventory.
    Fazer chamadas e enviar mensagens (60 minutos) – garantindo que fala com a sua equipa

Chamada telefónica ou presencial (30 minutos)

  • 2ª rotação a pares + rever o wrap up video e as respostas finais.

Sala de Zoom (até finalizar o horário)

  • Wrap up. Exercício My Ideal Future com tónica na componente profissional/equipa/organização e reforço do feedback recebido. Ver os dois primeiros vídeos. Colocação de dúvidas via Whatsapp ou mensagem privada durante a tarde.

12:30h – Intervalo

13:00h –Almoço virtual via Zoom

  • Perguntas sobre o Futuro Ideal da Equipa para reflexão (cada equipa tem uma break-out room e um whiteboard para registar as suas respostas e guardar para o dia 5).

14:00h – Fim do segundo dia

Terceiro dia

9:00h – Sala de Zoom (20 minutos)

  • Briefing inicial com tónica na componente profissional/equipa/organização. Aquecimento e alongamentos pré-caminhada. Explicação de toda a sequência do 3º dia (My Ideal Future e Purpose and Outcomes) e alcance do peer mentoring. Indicação das rotações do dia.

Caminhada (30 minutos)

  • 5º exercício individual – My Ideal Future + Rever os dois primeiros vídeos do tema My Ideal Future

Chamada telefónica ou presencial (45 minutos)

  • 1ª rotação em pares + ver wrap up video e rever as respostas finais.

Sala de Zoom (10 minutos)

  • Briefing do Purpose and Outcomes para todos os participantes com foco no equilíbrio entre Outcomes pessoais e profissionais + ver os dois primeiros vídeos do tema Purpose and Outcomes

Caminhada (45 minutos sem rotação)

  • 6º exercício individual – Purpose and Outcomes 

Chamada telefónica ou presencial (45 minutos)

  • 2ª rotação a pares + ver o wrap up video e rever as respostas finais.

Zoom conjunto (até finalizar o horário)

  • Wrap up sobre a importância dos Outcomes profissionais na integração com a equipa/organização e próximos passos. Exercício Take Responsibility e identificação dos objetivos para cada Outcome + ver os dois primeiros vídeos. Colocação de dúvidas via Whatsapp ou mensagem privada durante a tarde.

12:30h –Intervalo

13:00h –Almoço virtual via Zoom

  • Perguntas sobre Eu na Equipa para reflexão (cada equipa tem uma break-out room e um whiteboard para registar as suas respostas e guardar para o dia 5).

14:00h –Fim do terceiro dia

Quarto dia

9:00h – Sala de Zoom (10 minutos)

  • Briefing inicial sobre a importância de discutir os Outcomes profissionais na rotação – que já só acontecem entre elementos da mesma equipa. Aquecimento e alongamentos pré-caminhada. Explicação de toda a sequência do 4º dia (Take Responsibility + 1,00 km) e alcance do peer mentoring. Indicação das rotações do dia.

Caminhada (45 minutos)

  • 7º exercício individual - Take Responsibility + rever os dois primeiros vídeos do tema Take Responsibility

Chamada telefónica ou presencial

  • 1ª rotação em pares (30 minutos) + ver o wrap up video e rever as respostas finais.

Zoom conjunto (10 minutos)

  • Briefing do 1,00 km para todos os participantes + rever os dois primeiros vídeos do tema 1,00 km

Caminhada (45 minutos sem rotação)

  • 8º exercício individual - 1,00 km + ver o wrap up video e rever as respostas finais.

Zoom conjunto

  • Wrap up + colocação de dúvidas por Whatsapp ou mensagem privada durante a tarde.

12:30h – Intervalo

13:00h – Almoço virtual via Zoom

  • Perguntas sobre propósito e Outcomes para a Equipa para reflexão (cada equipa tem uma break-out room e um whiteboard para registar as suas respostas e guardar para o dia 5).

14:00h – Fim do quarto dia

* Nesta fase, é feito o envio, por e-mail, do relatório do diagnóstico de equipa. Os participantes verificam os resultados e registam as suas primeiras impressões sobre os mesmos (pontos fortes, pontos de melhoria e outras reflexões) para servirem de ponto de partida para a análise do mesmo.

Quinto dia

Este último dia tem como objetivos:

  • Reforçar a confiança e a comunicação, criando as bases para um bom trabalho de equipa;
  • Analisar os resultados do diagnóstico de uma forma interativa, identificando pontos fortes e de melhoria para cada domínio;
  • Construir, passo a passo, um Team Charter que inclua componentes de cada domínio do Team Performance Model, nomeadamente: principais stakeholders da equipa e o foco a ter na sua satisfação; narrativa estratégica e principais objetivos da equipa; acordo sobre as principais formas de interação e trabalho da equipa; comportamentos necessários para melhorar a qualidade das conversas e das relações na equipa; e ações que promovam a partilha de aprendizagem (nos sucessos e nos erros) e definição de responsabilidades. O âmbito deste Team Charter dependerá dos resultados do diagnóstico e do follow-up.

A maior parte da manhã será móvel, uma caminhada com paragens para reflexões e exercícios em pequenos grupos, enquanto que a tarde será de trabalho em sala.

8:30h – Boas-vindas e apresentação do programa

8:45h – Awareness Walk

  • 4 momentos curtos de caminhada e partilha (Walk and Talk) em pares.
    • 15 minutos a caminhar em pares. Partilha em pares “O que aprendi de mais importante sobre mim próprio esta semana?” + partilha em grupo.
    • 15 minutos a caminhar em novos pares. Partilha em pares “O que aprendi sobre esta equipa como um todo?” + partilha em grupo.
    • 15 minutos a caminhar com novos pares. Partilha em pares “Quais são as minhas expectativas para hoje? O que seria ideal atingirmos hoje como equipa?” + partilha de conclusões em grupo.
    • 15 minutos a caminhar com novos pares. Partilha em pares “Quais são os comportamentos que queremos ver e evitar para alcançarmos o que esperamos de hoje?” + partilha de conclusões em grupo.
  • No fim deste exercício entrega-se um caderno que inclui resultados do diagnóstico, prints dos resultados dos exercícios dos dias anteriores e espaços dedicados para notas sobre os exercícios do dia.

10:45h – Coffee break

11:00h – Ground Learning

  • Exercício em equipa que permite refletir sobre algumas aprendizagens-chave sobre equipas e introduzir o Team Performance Model: exercício Group Juggling (modelo TPM), debrief, níveis de Comunicação, liderança partilhada.

11:45h – TPI: Análise em sub-grupos

  • Lembrar TPM – utilizando o exercício anterior como referência (10 minutos). Em 3 sub-grupos, caminhando, abordar External Alignment e Unified Purpose, Agreed Approach e HP Mindset, Quality Conversations e Effective Relationships. Partilha de insights sobre os resultados. O sub-grupo analisa os resultados dos seus 2 domínios, identificando pontos fortes e de melhoria e preparando uma pequena apresentação para cada domínio.

12:30h – Almoço

  • Os sub-grupos podem continuar a sua análise e preparação.

13:45h – TPI: Apresentação

  • Cada grupo apresenta as suas conclusões, criando um flip-chart para o efeito + discussão sobre qual o foco da equipa para cada domínio.

14:30h – Team Charter SCRUM

  • Apresentação do exercício e dos Team Roles(note-taker, facilitator, time-keeper, decision-pusher e feedbacker). A equipa deverá responder a uma série de perguntas (Qual o nosso mandato? Qual o nosso foco estratégico? Quais os nossos objetivos e metas chave? Como medimos o nosso sucesso – KPI’s principais? Como é que vamos reunir? Como é que vamos decidir? Que comportamentos não vamos tolerar? Entre outras) de forma satisfatória para todos os membros, em 90 minutos (até 15 minutos por pergunta). Ao fim de cada 15 minutos trocam de Team Roles e no final, reveem o processo e identificam as perguntas por responder.

16:15h – Intervalo

16:30h – Speed Feedback

17:15h – Actions and Accountability

  • Que conversas internas e externas temos de ter na próxima semana e no próximo mês para completarmos e darmos vida ao nosso charter? Quem se responsabiliza por essas conversas?

17:45h – Conclusões

18:00h – Encerramento

Objetivos

Objetivos

No final deste programa os participantes deverão ser capazes de:

  • Compreender os importantes benefícios das caminhadas em contacto com a natureza para a sua saúde física e mental;
  • Desenvolver a sua capacidade de autonomia, motivação e engagement;
  • Criar condições que facilitam a comunicação entre os diferentes membros da equipa e as diferentes equipas;
  • Fomentar o feedback positivo/construtivo para gerar uma cultura de elevada confiança na equipa/organização;
  • Aprofundar a compreensão dos problemas, desafios e aspirações de cada colaborador e proporcionar o suporte necessário ao seu desenvolvimento e realização pessoal e profissional;
  • Aplicar técnicas de mentoring e coaching para desenvolver o potencial, através de ações concretas para ajudar os membros da equipa a acelerar os processos de mudança e melhorar a sua performance;
  • Alinhar o propósito da equipa com o propósito organizacional, definir objetivos e resultados e acompanhar os membros da equipa;
  • Conjugar a componente tecnológica ao fator humano no seio dos processos de comunicação e colaboração em ambiente digital;
  • Colocar as equipas numa jornada de crescimento sustentável e consistente em direção ao sucesso coletivo da organização.
Métodos pedagógicos

Métodos pedagógicos

  • Este programa baseia-se numa metodologia científica, está suportado por momentos de mentoring e coaching com eficácia comprovada e fortemente apoiado em ferramentas tecnológicas. Com duração total de 5 dias, preconiza o envolvimento ativo e constante dos participantes através da caminhada e da realização de vários desafios, quer individuais quer em pares/grupos.

 

Sustentação científica

Fruto de uma parceria exclusiva entre a CEGOC e a Walking Mentorship, o programa Walk the Talk apresenta uma metodologia cientificamente comprovada que produz um impacto significativo e profundo nos indivíduos e nas suas equipas:

  • Caminhar aporta inúmeros benefícios para a saúde e o bem-estar. A ciência já demonstrou que aumenta os níveis de criatividade e concentração – por isso, levamos os participantes a caminhar, cada um na sua localização;
  • O contacto com a natureza reduz o stress e a ansiedade, melhora a boa disposição e abre novas perspetivas e caminhos para abordar os desafios – por isso, encorajamos fortemente os participantes a encontrarem ambientes naturais para realizarem as suas caminhadas;
  • A estrutura do Survival Kit da Walking Mentorship (o nome da metodologia utilizada neste programa) ajuda a orientar o caminho dos participantes, reconectando o seu propósito e tornando claras as suas metas e objetivos – tanto a nível individual como a nível de equipa;
  • Escrever à mão ativa diferentes funções cognitivas que ajudam a consolidar processos e a fluir melhor os pensamentos e ideias – por isso, incutimos nos participantes a necessidade de preencherem o Survival Kit à mão;
  • O visual thinking é conhecido por facilitar o pensamento sobre ideias complexas – é por isso que os nossos templates são tão intuitivos como andar a pé;
  • As dinâmicas de mentoring e/ou coaching em grupo e a partilha 1 to 1 são fundamentais para aprofundar, obter novas perspetivas e, mais uma vez, estimular o cérebro a usar diferentes funções que estruturam e clarificam o processo de pensamento – por isso, facilitamos a dinâmica de grupo e a dinâmica em pares formados aleatoriamente para garantir a todos os participantes elevados níveis de engagement e escuta ativa;
  • Os participantes devem caminhar, falar e pensar ao seu próprio ritmo – por isso, dispomos de uma plataforma online que permite a cada participante inspirar-se com os nossos vídeos tutoriais para fazerem os seus exercícios pessoais no seu tempo e ao seu próprio ritmo;
  • O caminho comum constrói-se desde o indivíduo até à equipa, e atinge o seu auge com a identificação dos principais desafios enfrentados pela equipa e as melhores abordagens para os encarar;
  • Ao sermos totalmente suportados por reuniões online para as dinâmicas de grupo e as chamadas/videochamadas para a partilhas 1 to 1 e mentoring, garantimos todas as medidas de saúde e segurança decorrentes da situação atual que vivemos;
  • Esta caraterística permite a membros de equipas geograficamente dispersas embarcarem numa viagem comum e estarem totalmente envolvidos na construção do plano comum e na dinâmica da equipa/organizacional.
Pontos fortes

Pontos fortes

  • O programa Walk the Talk é uma ferramenta de engagement inovadora que conduz as equipas rumo a metas e objetivos comuns, através de um formato que convida os participantes a caminharem na natureza, utilizando a tecnologia para garantir a saúde e segurança de todos os elementos em contexto de pandemia;
  • Este formato permite aproximar os membros de equipas geograficamente dispersas e eliminar custos adicionais relacionados com viagens e logística;
  • Os momentos de mentoring e coaching permitem o acompanhamento personalizado e apoio ao desenvolvimento das ações preconizadas nos planos de ação de cada participante/equipa;
  • As várias sessões que constituem o programa, e decorrem ao longo de vários dias, potenciam o maior envolvimento, compromisso e suporte à transferência da aprendizagem para o local de trabalho dos participantes.

 

Formadores / Mentores

João Perre Viana é Fundador e Pioneiro da Walking Mentorship.

O João considera-se um verdadeiro cidadão do mundo – nasceu em Portugal, terminou o ensino secundário nos EUA, completou o MBA na Bélgica e a sua carreira levou-o depois para a Ásia Central, depois Europa de Leste e finalmente África.
Com mais de 15 anos de experiência internacional com foco nas áreas de Change Management e Individual Mentorship, João adquiriu uma vasta experiência como mentor organizacional em multinacionais, aceleradoras de empresas, incubadoras e diversos programas corporativos. Em 2014, lançou a Walking Mentorship – uma filosofia de autodesenvolvimento com uma metodologia baseada em diferentes formatos de mentoring que combinam a caminhada em contacto direto com a natureza.
João é professor convidado na EADA Business School de Barcelona, na Lviv Business School na Ucrânia, e na Católica Porto Business School. Integra a International Network of Mentoring Researchers, é membro do European Mentoring & Coaching Council e associado da International Mentor Network.

 

Nuno Santos Fernandes é Partner e Mentor na Walking Mentorship.

Apaixonado desde cedo pelas caminhadas, o Nuno é conhecido por ter um impacto positivo na vida das pessoas com quem se cruza. Possui ampla capacidade para a aprender constantemente, adaptar-se a novas realidades e encontrar soluções para os desafios que vão surgindo. Isto inclui a capacidade de desenvolver projetos desde a sua conceção até à implementação prática, ajustados às diferentes necessidades os seus intervenientes ao longo do percurso e sempre focados na criação de valor.
Tudo isto aliado a um forte sentido de ética e responsabilidade e uma personalidade curiosa e colaborativa, fortemente influenciada pelas suas competências em liderança e mentoring.
A nível académico, Nuno possui formação na área de Relações Públicas e Publicidade, pelo Instituto Superior de Novas Profissões, e concluiu um Programa Avançado de Gestão para Executivos na Católica Lisbon School of Business and Economics, na área de Business, Management, Marketing and Related Support Services.

 

José Harper Maia é Coach, Consultor e Formador na CEGOC

O José desenvolve a sua atividade na área do desenvolvimento de pessoas, equipas e organizações desde 2000. A sua vasta experiência internacional inclui o trabalho junto de multinacionais como Google, Procter&Gamble, Faurecia, Nissan, ING, UBS, ENI e organizações como a Organização das Nações Unidas e a União Europeia.
Na CEGOC trabalha as áreas de Team Coaching, Executive Coaching, desenvolvendo também programas de desenvolvimento de liderança junto de organizações como Grupo Jerónimo Martins, Fidelidade, ANA, L’Oreal ou Critical Techworks, entre outras.
Licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa (Porto), frequentou o MSc em Outdoor Management Development na Universidade de Sheffield Hallam, no Reino Unido, tendo-se certificado em Coaching Executivo e Coaching de Equipas na Escola Europeia de Coaching (Lisboa e Madrid). É também Certified Team Performance Coach pela Team Coaching University (EUA), Facilitador Autorizado em MBTI®️ e Técnico em Sinergologia (Comunicação Não-Verbal).