Apenas uma em cada cinco equipas é de alta performance... talvez por isso os coaches sejam chamados frequentemente para ajudar a tornar as equipas mais eficazes. Neste artigo damos-lhe a conhecer uma abordagem sistémica criada para ajudar as equipas a maximizar o seu talento coletivo.
Alta performance para equipas?
Bem-vindo ao High Performance Team Coaching (parte I)
Sabia que…apenas uma em cada cinco equipas é de alta performance?
Sim, é isto que indicam várias investigações em desenvolvimento organizacional. Ora, não é surpreendente que os coaches sejam chamados frequentemente para ajudar a tornar as equipas mais eficazes.
Saber fazer coaching a equipas com vista à alta performance é desafiante porque o campo do team coaching é relativamente novo e não padronizado e a qualidade e impacto das abordagens de team coaching podem variar bastante.
O sistema de High Performance Team Coaching (HPTC) ou Coaching de Equipas de Alta Performance, desenvolvido pela ICF, baseia-se em anos de prática e de pesquisa em desenvolvimento organizacional, bem como em trabalhos mais recentes realizados por investigadores de team coaching.
O que é o High Performance Team Coaching (HPTC)?
- Uma abordagem sistémica criada para ajudar as equipas a maximizar o seu talento coletivo e recursos para cumprir e ultrapassar os objetivos requeridos pelas organizações.
- É orientado para resultados, ao alinhar as ações chave que um coach ou líder tem no início, meio ou fim de um ciclo de negócios de uma equipa.
Porque é que o HPTC é diferente?
- É uma abordagem abrangente que permite ao coach identificar, compreender e explicar o racional por detrás da sua abordagem de coaching.
- É baseado na premissa de que o coach pode questionar os líderes sobre o porquê de eles estarem a fazer algo e fornece uma sensação de confiança e credibilidade ao coach relativamente à sua abordagem.
- O ponto anterior é particularmente importante quando se realiza coaching a indivíduos ou organizações mais céticas relativamente ao processo. Muitos líderes que adquirem o team coaching nunca experimentaram o serviço anteriormente e precisam de compreender o que é e o que pode fazer por eles.
A regra 60-30-10
O sistema HPTC assenta nas competências do coach e nas Competências Nucleares da ICF ao fornecer uma estrutura para coaches se submeterem ao team coaching. O sistema HPTC integra o trabalho do investigador Richard Hackman, que descobriu que:
- 60% da eficácia da equipa vem da sua criação, ou seja, do trabalho inicial de conceber uma estrutura forte;
- 30% provêm de um lançamento eficaz da equipa – trocando por um termo comum, é como o “pontapé de saída” da equipa, ou seja, da apresentação dos seus membros e do estabelecimento claro de funções e objetivos, tanto do trabalho individual como coletivo;
- 10% é o acompanhamento contínuo da equipa – neste caso o team coaching.
Segurança Psicológica
A segurança psicológica está no centro do sistema HPTC porque, sem ela, não é possível mudar uma equipa. É utilizado o termo “segurança psicológica” em vez de confiança porque a segurança psicológica pode ser medida através de sinais fisiológicos, como a pressão sanguínea ou a frequência cardíaca.
Acreditamos que a confiança é o resultado de uma experiência contínua em sentir-se seguro com os outros. A segurança afeta todas as fases do desenvolvimento da equipa, bem como o seu engagement, moral e desempenho. Os team coaches criam segurança, modelando e promovendo genuinidade e abertura. Isso ajuda a equipa a fazer o mesmo, levando a uma maior honestidade e aceitação do risco.
Definir e iniciar
Porque 60% da eficácia deriva do princípio da tarefa ou negócio, o sistema HPTC foca-se nesta fase. A fase “Definir e Iniciar” inclui três pontos importantes: análise, coaching para construção de equipa e arranque.
Na segunda parte deste artigo vamos percorrer o caminho do High Performance Team Coaching e descobrir as várias fases do processo, do princípio ao fim.
E já conhece o Curso Systemic Team Coaching Programme? Visite o nosso site.
Saiba mais aqui sobre a Escola de Coaching Executivo da Cegoc.