Apenas uma em cada cinco equipas é de alta performance... talvez por isso os coaches sejam chamados frequentemente para ajudar a tornar as equipas mais eficazes. Neste artigo damos-lhe a conhecer uma abordagem sistémica criada para ajudar as equipas a maximizar o seu talento coletivo. 

 

Alta performance para equipas?

Bem-vindo ao High Performance Team Coaching (parte I)

 

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Sabia que…apenas uma em cada cinco equipas é de alta performance?

Sim, é isto que indicam várias investigações em desenvolvimento organizacional. Ora, não é surpreendente que os coaches sejam chamados frequentemente para ajudar a tornar as equipas mais eficazes.

Saber fazer coaching a equipas com vista à alta performance é desafiante porque o campo do team coaching é relativamente novo e não padronizado e a qualidade e impacto das abordagens de team coaching podem variar bastante.

O sistema de High Performance Team Coaching (HPTC) ou Coaching de Equipas de Alta Performance, desenvolvido pela ICF, baseia-se em anos de prática e de pesquisa em desenvolvimento organizacional, bem como em trabalhos mais recentes realizados por investigadores de team coaching.

 

O que é o High Performance Team Coaching (HPTC)?

  • Uma abordagem sistémica criada para ajudar as equipas a maximizar o seu talento coletivo e recursos para cumprir e ultrapassar os objetivos requeridos pelas organizações.
  • É orientado para resultados, ao alinhar as ações chave que um coach ou líder tem no início, meio ou fim de um ciclo de negócios de uma equipa.

 

Porque é que o HPTC é diferente?

  • É uma abordagem abrangente que permite ao coach identificar, compreender e explicar o racional por detrás da sua abordagem de coaching.
  • É baseado na premissa de que o coach pode questionar os líderes sobre o porquê de eles estarem a fazer algo e fornece uma sensação de confiança e credibilidade ao coach relativamente à sua abordagem.
  • O ponto anterior é particularmente importante quando se realiza coaching a indivíduos ou organizações mais céticas relativamente ao processo. Muitos líderes que adquirem o team coaching nunca experimentaram o serviço anteriormente e precisam de compreender o que é e o que pode fazer por eles.

 

A regra 60-30-10

O sistema HPTC assenta nas competências do coach e nas Competências Nucleares da ICF ao fornecer uma estrutura para coaches se submeterem ao team coaching. O sistema HPTC integra o trabalho do investigador Richard Hackman, que descobriu que:

  • 60% da eficácia da equipa vem da sua criação, ou seja, do trabalho inicial de conceber uma estrutura forte;
  • 30% provêm de um lançamento eficaz da equipa – trocando por um termo comum, é como o “pontapé de saída” da equipa, ou seja, da apresentação dos seus membros e do estabelecimento claro de funções e objetivos, tanto do trabalho individual como coletivo;
  • 10% é o acompanhamento contínuo da equipa – neste caso o team coaching.

 

Segurança Psicológica

A segurança psicológica está no centro do sistema HPTC porque, sem ela, não é possível mudar uma equipa. É utilizado o termo “segurança psicológica” em vez de confiança porque a segurança psicológica pode ser medida através de sinais fisiológicos, como a pressão sanguínea ou a frequência cardíaca.

Acreditamos que a confiança é o resultado de uma experiência contínua em sentir-se seguro com os outros. A segurança afeta todas as fases do desenvolvimento da equipa, bem como o seu engagement, moral e desempenho. Os team coaches criam segurança, modelando e promovendo genuinidade e abertura. Isso ajuda a equipa a fazer o mesmo, levando a uma maior honestidade e aceitação do risco.

 

Definir e iniciar

Porque 60% da eficácia deriva do princípio da tarefa ou negócio, o sistema HPTC foca-se nesta fase. A fase “Definir e Iniciar” inclui três pontos importantes: análise, coaching para construção de equipa e arranque.

 

Na segunda parte deste artigo vamos percorrer o caminho do High Performance Team Coaching e descobrir as várias fases do processo, do princípio ao fim.


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Escrito por

Consultores Cegoc

A CEGOC está em Portugal desde dezembro de 1962. Com os clientes, cria soluções que levam o conhecimento para o trabalho, usando meios digitais e métodos variados para melhorar a performance individual e dos negócios. Assim, transforma equipas e organizações conforme necessário. A CEGOC é parte do Grupo Internacional CEGOS, líder global em Formação e Desenvolvimento nas organizações, presente em todos os continentes, com 93 anos de experiência.
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