A sua empresa está preparada para a mudança?

Cátia SilvaHead of Open Courses Business at CEGOC

Sabemos que os mercados e o universo empresarial se encontram em constante dinamismo e mudança. A necessidade de acompanhar as tendências, mostrando capacidade de adaptação, é cada vez mais determinante para prosperar a longo prazo.

 

 

Perante a atual era global, o mercado tem vindo a tornar-se mais dinâmico e competitivo. As empresas deparam-se, assim, com o desafio de incluir novas formas de atuação como forma de melhorar a sua prestação interna e a satisfação do cliente.

Segundo o autor Luís Castañeda, na sua obra Alta gestão nas PME, é necessário inovar por exigência do próprio mercado que descrimina quem não o fizer, isto é, a inovação é imperativa para um crescimento a longo-prazo. Empresas que não se adaptem às constantes alterações do mercado ficarão fora do mesmo.

 

Confira os principais pontos na qual a mudança da sua empresa se deve focar:

Cultura empresarial

Muitas das empresas que surgiram antes da evolução da Internet enfrentam atualmente um grande desafio: as técnicas que garantiam o sucesso do negócio já não funcionam.

Contudo, é possível e recomendável que todas estas empresas passem pelas transformações necessárias e iniciem um processo gradual de evolução.

Como parte deste percurso, é necessário criar uma cultura de aprendizagem, com enfoque nos meios digitais e nas últimas tendências. As mudanças na tecnologia são constantes e manter-se atualizado é fundamental para compreender o consumidor.

 

Modelo de negócios

O facto de a sociedade estar cada vez mais interligada, e dependente da tecnologia, tem vindo a alterar o tradicional modelo de negócio.

Como empresário e gestor precisará repensar a forma como capta a atenção de potenciais clientes e fideliza/retém os atuais.

Comece, por exemplo, pela transição do comércio “real” para o e-commerce. Todas as empresas e lojas físicas beneficiam com a criação de uma plataforma online.

 

Recursos humanos

Ter uma equipa que entende, acredita e promove as mudanças evolutivas da empresa é um fator elementar para o progresso.

Independentemente da área de formação dos colaboradores, é importante que estes pesquisem e atualizem os seus conhecimentos continuamente.

Uma das condições fundamentais para o êxito da sua equipa é o domínio das ferramentas digitais, capazes de aumentar a produtividade e contribuir para melhorar a comunicação e os níveis de eficiência.

Certifique-se que tem uma equipa motivada e predisposta a inovar em prol do objetivo da empresa.

 

Estratégias de Marketing

Conhecer e implementar novas estratégias de marketing é um dos primeiros passos para o sucesso.

Com o marketing direto e agressivo a cair em desuso, o foco profissional tem sido tornar as marcas mais próximas do persona (figura caracterizando do público alvo). Tal pode ser conseguido através de uma série de estratégias, como customer WOW (técnicas para surpreender o seu cliente), e-mail marketing, growth hacking (estratégia para promover crescimento rápido via ação viral e/ou otimização de oportunidade), uso de influenciers, entre outas.

Informe-se sobre estas poderosas ferramentas capazes de revolucionar o seu negócio e alcance o sucesso desejado.

 

Relação com o cliente

Graças às tecnologias digitais é agora mais fácil interagir com o público-alvo e atrair potenciais clientes. A preferência e feedback dos clientes permitem às empresas personalizar a sua oferta, adaptá-la ao público-alvo e aumentar a receita.

Por outro lado, a relação online implica novos desafios associados à forma de lidar com opiniões partilhadas (nomeadamente aquelas mais controversas) e a exigência de acompanhamento durante o processo de compra.

Estar preparado para fazer face às constantes exigências dos consumidores fará com que a sua empresa se destaque da concorrência.

Escrito por

Cátia Silva

Licenciatura em Psicologia Social e das Organizações pelo ISCTE. Mestrado em Direção Comercial e Marketing pelo “Instituto Universitario de Posgrado” em Espanha.MBA Executivo em Gestão de Recursos Humanos pela Escola de Gestão & Negócios – Universidade Autónoma de Lisboa. Professional Diploma in Marketing Digital, pelo Digital Marketing Institute.

Practitioner em Programação Neuro Linguística pela “The Northern School of NLP & Associated Studies” no Reino Unido. Responsável pela Formação Inter Empresas CEGOC no seu todo e pela oferta específica na área de Vendas & Negociação Comercial tem, também, experiência na Gestão de Carteira de Clientes e na Gestão de Projetos de Intervenção/Formação.

Responsável pela condução de ações de formação em diversas geografias (Europa, América Latina e África), através de distintas modalidades (formação presencial, 100% digital, blended e outdoor).

Saiba mais