7 práticas para manter uma equipa envolvida

Consultores Cegoc

Quantos membros da sua equipa estão verdadeiramente envolvidos no trabalho? E quantos estão “desligados” das suas tarefas? Estas podem ser perguntas difíceis de responder, mas são cruciais para garantir que uma equipa está alinhada. Como manter uma equipa envolvida? Partilhamos algumas boas práticas...

Primeiro de tudo, o que é uma “equipa envolvida”?

É muito mais do que manter os colaboradores felizes ou satisfeitos, embora esses sejam objetivos importantes. Mas colaboradores felizes ou satisfeitos podem não estar necessariamente envolvidos. Uma equipa envolvida é quando cada um dos colaboradores tem uma função bem definida na organização, contribui afincadamente para o sucesso diário da empresa, está ativamente ligado à equipa e à organização e progride constantemente.

Boas práticas para manter uma equipa envolvida

1.Defina objetivos diários

Transforme tarefas quotidianas dos seus funcionários em objetivos significativos. Promova o envolvimento em interações e atividades diárias, discutindo a forma como pretende que os seus colaboradores se envolvam com as tarefas e trace metas de equipas semanalmente com reuniões mensais e reuniões 1-to-1.

2. Descubra formas de ligar os membros das equipas individualmente

Há um número de variáveis que desempenham um papel vital na forma como a experiência no local de trabalho é moldada – desde a geração, ao género, passando pela carreira. Os diretores devem conhecer os talentos e necessidades de cada colaborador. Alguns aspetos a ter em mente:

  • Os trabalhadores no início e no final da sua carreira tendem a tornar-se mais envolvidos do que aqueles que estão no meio;
  • Os Millenials são a geração que mais rapidamente está disposta a deixar o seu local de trabalho nos próximos 12 meses se o mercado de trabalho melhorar;
  • Na generalidade, as mulheres costumam ser mais envolvidas que os homens.

3. Mostre que se preocupa com o trabalho e com a vida dos membros da sua equipa

Isto é particularmente importante para os Baby Boomers.

4. Foque-se nos pontos fortes dos seus colaboradores e fortaleça-os ainda mais

É mais efetivo reforçar as forças dos seus colaboradores do que tentar melhorar as suas fraquezas, para além de melhorar o seu envolvimento no dia a dia. Todavia, devem analisar-se os aspetos a melhorar pelos colaboradores.

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5. Ajude os seus colabordaores a verbalizar e a interiorizar qual a missão e objetivo da empresa

Para muitas pessoas, ter uma forte perceção do objetivo da sua empresa aumenta o seu envolvimento diário, especialmente quando os valores de ambas estão alinhados. No fundo, ser capaz de ligar o trabalho a um objetivo é um aspeto crucial para manter e aumentar o envolvimento dos colaboradores com a empresa.

6. Expandir e intensificar o nível de envolvimento dos membros mais recentes da equipa

Os seis primeiros meses na empresa são cruciais para estabelecer um padrão do envolvimento de um colaborador na empresa. De forma a aumentar este envolvimento, considere dar indicações a um colaborador mais experiente para lhe mostrar a forma de melhorar o seu reconhecimento e trabalho numa fase inicial. Este plano pode também ajudar a potenciar um forte sentido de trabalho de equipa no seu grupo.

7. Melhore o bem-estar da sua equipa

Não espere que os seus colaboradores separem totalmente a sua vida profissional da sua vida pessoal. É o seu todo que vai trabalhar e o bem-estar de cada pessoa influencia o desempenho individual e organizacional. Esteja atento aos seus colaboradores, caso detete algum comportamento fora do habitual ou um desempenho inferior fale com o colaborador, pergunte pessoalmente como está e se pode ajudar em alguma coisa.  Manifeste preocupação!

Todos queremos adorar o nosso emprego e preocuparmo-nos com o trabalho que desenvolvemos numa base diária. Se é o líder de uma equipa, saiba que há sempre formas de melhorar a experiência e performance dos seus colaboradores e fazê-los sentir-se envolvidos com o trabalho e com a empresa.


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A CEGOC está em Portugal desde dezembro de 1962. Com os clientes, cria soluções que levam o conhecimento para o trabalho, usando meios digitais e métodos variados para melhorar a performance individual e dos negócios. Assim, transforma equipas e organizações conforme necessário. A CEGOC é parte do Grupo Internacional CEGOS, líder global em Formação e Desenvolvimento nas organizações, presente em todos os continentes, com 93 anos de experiência.
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