O que é isso de ser um “bom líder”?

Alina OliveiraConsultora, Formadora e Coach

Uma das questões clássicas na Gestão de Pessoas é a seguinte: “O que é isso de ser um “bom líder”?...”. Será possível dar uma resposta universal e inquestionável? Creio que não.

 

 

Um bom líder é…

Em primeiro lugar porque um “bom líder” numa cultura ocidental, por exemplo, poderá não ter o mesmo reconhecimento num qualquer outro “ambiente” cultural (…e aqui começamos a perceber que, eventualmente, uma das características necessárias para se ser considerado um “bom líder” passará pela capacidade de adaptação a diferentes contextos socioculturais numa Economia que está cada vez mais globalizada…).

Em segundo lugar porque poderão alguns considerar que um “bom líder” é aquele que atinge resultados – mas deixar atrás de si um tal “rasto” de “destruição” que faça “outros” considerarem-no uma mera reencarnação de Átila, o Huno, num contexto empresarial.

Contudo… podemos encontrar um determinado “perfil” se insistirmos em obter resposta à nossa pergunta:

 

“Afinal, o que é isso de ser um “bom líder”?...

 

Tentemos refletir durante alguns minutos em conjunto… Esqueça o mundo “lá fora” e concentre-se apenas nesta questão.

Recorde-se das diferentes “chefias” que teve ao longo da sua vida profissional…

  • Que “traços” marcantes ficaram de cada uma delas?...
  • O que lhe “ensinaram”?...
  • Quais as que partilharam Conhecimento consigo?...
  • Que desafios lhe colocaram e que lhe permitiram “crescer” profissionalmente?... Sentiu-se sempre respeitado enquanto Pessoa ou tratado como mero “recurso”?...
  • As suas sugestões foram ouvidas?...
  • Os sucessos foram partilhados por toda a equipa ou a “chefia” apropriava-se deles?... Havia espaço para os afetos sem descurar os resultados?...
  • Eram recompensados os desempenhos ou punidas as “personalidades”?...
  • Havia um sentimento de equidade na forma como todos os elementos da equipa eram tratados?...
  • De quais tem saudades e quais as que desejaria nunca ter conhecido?... E porquê?...

 

Poderá colocar muitas outras questões, obviamente. Mas o “caminho” a percorrer será o mesmo. E, no final, certamente, conseguirá identificar quem foram os mais competentes (porque trabalharam e atingiram resultados, para toda a organização, COM as pessoas), os mais justos (porque nunca confundiram simpatias pessoais com avaliação do trabalho efetivamente feito por cada qual), os que mais se preocuparam com o futuro (desenvolvendo novas lideranças sem receio de serem ultrapassados), os que não viraram a cara às dificuldades (mas nunca confundiram processos de “downsizing” com “ajustes de contas”).

Neste momento estou certo que irá encontrar a resposta à pergunta que ficou lá em cima, no título…

 


Consulte a área de Liderança no site da Cegoc.

Escrito por

Alina Oliveira

Autora do livro “ Resiliência para Principiantes” – ed. Sílabo, 2010.Sou formadora e consultora nas áreas da gestão e liderança de equipas, resiliência, comunicação e gestão de conflitos, gestão do tempo, resolução de problemas, relações cliente/fornecedor.Um dos temas que mais me apaixona é a Resiliência, o que me levou a escrever um livro sobre essa temática: “Resiliência para Principiantes”.
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