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Formação - Liderar equipas híbridas

Desenvolver equipas autónomas, responsáveis e competentes

  • Híbrido (presencial ou online)
  • Essencial
  • 4Real
    4REAL® é a primeira solução formativa que integra a personalização do percurso de aprendizagem com a sua transferência para o contexto real de trabalho, assegurando, por isso, resultados imediatamente visíveis e mensuráveis.
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Formação nas nossas instalações
Referência
1281

Duração
4 dias (10 horas)

Preço da 1ª inscrição
1.000,00 €  + IVA
2ª inscrição e seguintes, na mesma data
850,00 € + IVA

Formação nas instalações da sua empresa
Referência
1281

Duração
4 dias (10 horas)

Sob consulta
3.750,00€ + IVA
(Preço para um grupo de 12 pessoas no máximo)
Solução adaptada às suas necessidades
Esta solução interessa-Ihe?
Os nossos especialistas desenham percursos de formação personalizados

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Em contextos de mudança, é natural que as pessoas se sintam confusas, privadas dos seus referenciais e padrões habituais.

Como fazer o que sempre foi feito de forma completamente diferente? Esta é uma questão comum a gestores, líderes e elementos de equipas.

Os desafios da liderança mantêm-se constantes: obter resultados com e através da equipa que coordena; desenvolver as competências técnicas e soft skills; manter elevados os níveis de responsabilidade e motivação para que as pessoas continuem a realizar as suas atividades com um sentido de propósito.

O gestor e líder acompanha as pessoas e os seus resultados, conhece-as, escuta-as e impulsiona-as a irem mais longe.

E como conseguir tudo isto à distância? O que é semelhante e diferente? O que pode ser ajustado e o que tem de ser totalmente alterado?

Neste percurso, propomos dar pistas para estas, e outras questões. Vamos trabalhar à distância, integrando uma diversidade de momentos de aprendizagem que visam facilitar a transferência para a prática.

Para que novas formas de trabalho possam também significar ir mais além na liderança e no desenvolvimento de equipas autónomas, responsáveis, competentes.

Saiba mais
Destinatários

Destinatários

Para quem?

  • Gestores e líderes que têm equipas geograficamente distantes entre si, permanentemente ou em situações pontuais.

Pré-requisitos:

  • Não aplicável.
Percurso de aprendizagem

Percurso de aprendizagem

1ª Classe Virtual (1h30m)

Introdução ao remote management

  • Apresentar o percurso de aprendizagem.
  • Comprometer os participantes no seu processo de desenvolvimento.
  • Enquadrar o remote management no contexto atual.
  • Clarificar o mindset e competências de uma gestão à distância.

Aprendizagem online (1h30m)

Realização de 3 módulos interativos:

As competências emocionais do gestor

  • Gerir as suas próprias emoções para se tornar um melhor gestor.

As ferramentas da assertividade

  • Explorar o seu perfil pessoal de assertividade. Saber afirmar a sua posição de forma calma e assertiva. Reformular a crítica de modo construtivo.
  • Expressar as suas ideias de modo calmo e assertivo. Saber como dizer não sem prejudicar a relação com o outro. Formular pedidos de forma construtiva e eficaz.

Desenvolver e implementar um plano de ação

  • Passar do “dizer o que vai fazer” para o “fazer o que disse que faria”.
  • Captar ideias-chave para criar e gerir um efetivo plano de ação.

Aplicação da aprendizagem

  • Desafios de aplicação prática: aumentar o comprometimento com o percurso de aprendizagem e estimular a transferência da aprendizagem para o seu contexto real.

* Estes desafios ocorrem entre todas as etapas do percurso de aprendizagem (classes virtuais e aprendizagem online), até à sua conclusão.

2ª Classe Virtual (2h00m)

A importância da comunicação no remote management

  • Efetuar o balanço dos trabalhos realizados à distância; partilhar boas práticas obtidas com o desafio de implementação.
  • Saber utilizar a comunicação e as reuniões como ferramentas para envolver, acompanhar desempenhos e resultados à distância.
  • Reforçar o papel da escuta na liderança das remote teams.

Aprendizagem online (1h30m)

Realização de 2 módulos de treino intensivo e 1 módulo interativo:

Dar feedback (módulo de treino intensivo)

  • Dar feedback positivo para motivar o outro e melhorar a sua autoconfiança.
  • Obter ideias-chave para dar feedback positivo e construtivo.

Tornar-se um Gestor-coach (módulo interativo)

  • Adotar a postura e as boas práticas de um gestor-coach.
  • Compreender os benefícios de ser um gestor-coach, para além do seu papel tradicional de gestor.
  • Saber como desenvolver a maturidade da sua equipa.

Pedir feedback (módulo de treino intensivo)

  • Recolher feedback junto das pessoas do seu contexto permitindo-lhe reforçar os seus pontos fortes e desenvolver as suas áreas de melhoria

3ª Classe Virtual (2h00m)

Promover a autonomia e delegar

  • Efetuar o balanço dos trabalhos realizados à distância; partilhar boas práticas obtidas com os desafios de implementação.
  • Saber como promover a autonomia das equipas remotas
  • Delegar e desenvolver a equipa e as pessoas

Personalização do percurso de aprendizagem

Individualização do percurso de acordo com as necessidades individuais de cada participante (escolha de 1 sprint de aprendizagem), e disponibilização de atividades digitais de acordo com as escolhas realizadas:

Sprint “Encorajar e manter a motivação da equipa” (0h30m)

Composto por 1 módulo interativo, um infográfico e desafios de aplicação/implementação, com os seguintes objetivos:

  • Mobilizar a energia individual da sua equipa para impulsionar o desempenho coletivo.
  • Identificar os pontos motivacionais dos seus colaboradores e de adotar a ação correta para os manter motivados.
  • Delegar eficazmente e de forma motivadora.

Sprint “Estratégias de Gestão de Conflitos” (0h30m)

Composto por 1 módulo interativo, um infográfico e desafios de aplicação/implementação, com o seguinte objetivo:

  • Conhecer e refletir sobre o seu estilo habitual de abordagem aos conflitos.

4ª Classe Virtual (1h00m)

Reforço e balanço da aprendizagem

  • Efetuar o balanço do percurso de aprendizagem;
  • Partilhar boas práticas e resultados alcançados através dos desafios de implementação.
Objetivos

Objetivos

No final deste percurso de aprendizagem os participantes deverão ser capazes de:

  • Compreender o mindset e as competências para o exercício do remote management no atual contexto;
  • Desenvolver a competência e a autonomia das pessoas e equipas em contexto de trabalho remoto;
  • Utilizar as reuniões de forma motivante e produtiva criando condições que facilitam a motivação e o envolvimento;
  • Comunicar eficazmente com os diferentes interlocutores;
  • Definir planos de ação para implementar para si e para os elementos da equipa.
Métodos pedagógicos

Métodos pedagógicos

  • Este percurso preconiza o envolvimento ativo e constante do participante através de vários desafios à distância, incluindo desafios concretos de aplicação no contexto profissional.
  • Combina vários módulos interativos de curta duração e diferentes estímulos, para potenciar a aprendizagem e facilitar o sucesso da gestão e liderança de equipas em contexto de trabalho remoto.
  • Performance no contexto de trabalho: autodiagnósticos, estudos de caso e simulações que recriam os ambientes da gestão e liderança de equipas à distância.
Pontos fortes

Pontos fortes

  • Uma metodologia adaptada aos atuais contextos de trabalho remoto.
  • O suporte da plataforma Learning Hub@Cegos o que permite ao participante a visualização imediata de todo o percurso identificando o caminho a percorrer e o que já realizou.
  • As várias etapas que constituem o percurso e que potenciam o maior envolvimento, compromisso e suporte à transferência, nomeadamente o enfoque na performance.

Datas e locais

Ordenar por:

  • 1.000,00 € + IVA
    Inscreva-se
    O endereço do centro de formação será comunicado 3 semanas antes do início do curso
  • 1.000,00 € + IVA
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