Acha que tem ou precisa de ter uma marca pessoal? A verdade é que todos temos uma marca, que se resume à impressão que causamos nos outros.

 

 

A nossa marca pessoal pode, assim, ser traduzida na forma como nos apresentamos ao mundo e o impacto que isso tem.

De igual modo, uma marca é algo que se vai construindo de forma contínua, sendo a afirmação de quem é e do que gosta de fazer. Quer seja um freelancer independente, um empresário ou trabalhe para uma empresa, a sua marca pessoal fala antes de si.

Ser determinado em relação ao que que quer que esta represente molda as oportunidades que irá atrair.

Não deixe que outros ditem a forma como é visto. Assuma o controlo da sua reputação e do seu destino. Siga estas dicas e construa uma marca pessoal de sucesso:

 

Saiba o seu valor

O seu valor não se baseia em para quem trabalha ou qual a posição que ocupa numa empresa. Baseia-se naquilo que pode oferecer.

Que funções desempenha realmente bem e como as pode melhorar cada vez mais?

No mundo empresarial, existe a necessidade de definir um público-alvo e um nicho de mercado. Com a sua marca pessoal é igual.

Seja seletivo em relação àqueles que o rodeiam, tanto em ambiente de trabalho como pessoal. Tenha ambições claras no que toca às funções que gostaria de desempenhar.

 

Mostre aquilo que pode fazer

Quanto melhor conhecer e compreender o seu valor, mais fácil será evidenciá-lo.

Se está a considerar diferentes ofertas de emprego e sabe qual é a escolha ideal, deixe o seu trabalho falar por si. Uma forma de o fazer é fortalecendo a sua presença no mundo online, onde poderá divulgar as suas capacidades.

Expor publicamente o seu trabalho permite a abertura a novas oportunidades.

 

Seja consistente e consiga testemunhos

A sua marca pessoal irá sofrer se as suas ações, palavras e forma de trabalho não forem consistentes.

Decida o que é verdadeiramente importante para a sua imagem e faça um esforço para se manter fiel a isso.

Igualmente, garanta que não é única pessoa a divulgar o seu trabalho. Use as suas capacidades para impressionar aqueles que o rodeiam e consiga que sejam eles a partilhar a sua marca.

Como conseguir isto? Ao ser persistente naquilo que faz e acreditando nas suas capacidades, acabará por ter promotores da sua marca que naturalmente a divulgarão.

 

Aumente o seu valor através de educação

Não deixe a aprendizagem para segundo plano assim que termina a época académica.

Por exemplo, aproveite o dia-a-dia para adquirir conhecimento junto de colegas, chefes e mentores. Descubra, ainda, se a sua empresa investe na formação dos seus colaboradores. Mostrar ao responsável da sua equipa que quer manter-se atualizado na área em qua atua revela envolvimento e dedicação.

Seja através da sua empresa ou por interesse particular, a Cegoc pode ajudá-lo na atualização dos seus conhecimentos. Saiba que áreas pode desenvolver consultando a nossa vasta oferta formativa.

 

 

A sua marca pessoal tem por base o registo que deseja deixar nas pessoas que conhece e interagem consigo. Foque-se nisto e construirá uma marca de sucesso.

Escrito por

Consultores Cegoc

A CEGOC está em Portugal desde dezembro de 1962. Com os clientes, cria soluções que levam o conhecimento para o trabalho, usando meios digitais e métodos variados para melhorar a performance individual e dos negócios. Assim, transforma equipas e organizações conforme necessário. A CEGOC é parte do Grupo Internacional CEGOS, líder global em Formação e Desenvolvimento nas organizações, presente em todos os continentes, com 93 anos de experiência.
Saiba mais