Promover a melhoria efetiva da performance através do Digital Learning

Fátima GonçalvesHead of Talent & Inovation Head of Learning & Development Solutions at CEGOC
promover-a-melhoria-efetiva-da-performance-atraves-do-digital-learning

 

A CEGOC foi pioneira no desenvolvimento de módulos e-Learning interativos, sendo atualmente líder na conceção de estratégias digitais aplicadas à formação – nomeadamente através do Digital Learning, uma abordagem que conjuga diferentes serviços, recursos e os formatos mais inovadores, de forma a responder às necessidades e aos desafios atuais dos nossos clientes.

No entanto, é fundamental para nós que a experiência de aprendizagem para além de ser envolvente, flexível e inovadora, incentive os nossos participantes a realizarem a transferência da aprendizagem e das competências adquiridas para o seu quotidiano profissional, incrementando a sua performance. Assim, na experiência que a seguir relatamos, o nosso objetivo foi, não só, proporcionar aos participantes uma agradável Learning eXperience, mas simultaneamente envidar todos os esforços no sentido da transferência efetiva das aprendizagens para o seu contexto real de trabalho.

 

Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes®
Aumentar a sua eficácia pessoal e profissional

 

Recentemente, a CEGOC foi convidada a realizar um projeto de desenvolvimento de competências na área de Liderança para gestores de mercados internacionais de uma empresa com atuação no mercado farmacêutico, na continuidade do realizado com o grupo de Managers em Portugal, na modalidade presencial. Atendendo à elevada dispersão geográfica deste grupo de gestores, desenvolvemos e personalizámos um percurso que acabou por ser realizado à distância, num formato que combinou momentos de aprendizagem individual (módulos e-Learning) com momentos de grupo (acompanhamento e partilha).

O percurso foi constituído por várias etapas correspondentes às competências a trabalhar, iniciando-se cada etapa com a realização de módulos e outras atividades para enquadrar os participantes nos principais conceitos relacionados com a temática e estimular cada um a refletir sobre as suas práticas quotidianas enquanto responsáveis de equipas. Para consolidar as aprendizagens, lançámos desafios estruturados e realizámos sessões síncronas à distância, que proporcionavam a partilha, entre todos, de boas práticas, métodos e ferramentas; mas também das principais dificuldades sentidas na implementação On-the-Job. Estas partilhas foram de tal forma úteis e enriquecedoras, que constituímos alguns fóruns de fim de tarde inicialmente não previstos.

 

A dinâmica gerada, num formato 100% digital, revelou-se deveras transformadora, combinando flexibilidade, inovação e eficácia.

 

O balanço das concretizações realizadas permitiu-nos constatar que as várias “peças” que integraram o percurso, bem como o acompanhamento atento e regular que as ferramentas digitais atualmente nos permitem, podem fomentar resultados muito positivos do ponto de vista da sua aplicabilidade no quotidiano profissional.

Experiências desta natureza têm o mérito de funcionar como alavanca de inovação, renovação e superação, dando-nos energia para acreditar e continuar a investir no desenvolvimento de soluções inovadoras que exploram as vantagens do digital, desafiam os participantes e melhoram a sua Learning eXperiencetornando próximo o acompanhamento de cada pessoa no seu percurso de transformação, promovendo a melhoria contínua do seu desempenho e incrementando a performance de indivíduos, equipas e organizações.

*Este artigo foi originalmente publicado na revista Human.


Conheça os nossos percursos de aprendizagem 100% digitais, adaptáveis às necessidades individuais de cada colaborador e ao contexto profissional em que está inserido. Visite o nosso website.

Escrito por

Fátima Gonçalves

Licenciada em Psicologia pelo ISPA (pré-Bolonha). Mestrado Integrado em Psicologia (pós-Bolonha).Consultora Gestora de Projetos nas áreas de Desenvolvimento Pessoal; Comunicação e Técnicas de Expressão; Liderança e Desenvolvimento de equipas; Responsável pela área de Formação Pedagógica de Formadores. Certificação em Coaching pela Escola Europeia de Coaching (programa homologado pela ICF);Formadora Certificada para produtos FranklinCovey;Certified Executive Coach pela FranklinCovey/Columbia University Executive – Coach Certification Program (Salt Lake City – EUA).
Saiba mais
newsletter image

Receba as nossas newsletters

Fique a par de todas as novidades que temos para si!

Subscreva aqui!