Team Building com Propósito – Quando o impacto social fortalece as equipas

25 de setembro de 2025

Na Cegoc, acreditamos que o valor das organizações não se mede apenas pelos seus resultados, mas também pela forma como contribuem para a sociedade.

Responsabilidade Social Corporativa como pilar estratégico

Num mercado cada vez mais competitivo e consciente, a Responsabilidade Social Corporativa (RSC) deixou de ser um extra, para se tornar num pilar estratégico fundamental. Mas, como podemos promover a RSC de forma autêntica e envolvente?

A resposta pode estar na sua própria equipa. Quando a RSC se cruza com iniciativas de Team Building, o impacto é duplo: criamos laços mais fortes dentro das equipas, enquanto geramos valor real para a comunidade.

Exemplos de iniciativas de impacto social

As atividades de Team Building, quando desenhadas com um propósito maior, promovem a colaboração e o espírito de equipa, e possibilitam às organizações contribuírem em iniciativas como:

  • Reflorestação e proteção ambiental
  • Apoio a instituições de solidariedade
  • Projetos educativos ou de inclusão social

Estas experiências permitem redefinir o propósito coletivo e fortalecem o sentimento de pertença, dando um novo significado ao trabalho em equipa.

O compromisso da Cegoc

Na Cegoc, desenhamos e proporcionamos experiências transformadoras, onde as pessoas não só crescem juntas, como deixam uma marca positiva na sociedade. Trabalhamos com parceiros de diferentes áreas para que, em conjunto, as nossas ações tenham um impacto maior e mais significativo.

O impacto social no Grupo Cegos

No grupo Cegos, desde janeiro de 2022, as iniciativas de Responsabilidade Social tornaram-se uma das nossas prioridades estratégicas. Em 2024, intensificámos o nosso impacto social e ambiental em várias áreas, através da implantação de algumas iniciativas:

  • Pelo ambiente: foram plantadas 4.226 árvores em França e no Brasil, em parceria com a Reforest'Action. Em Portugal, contribuímos para a reflorestação da serra de Sintra, com centenas de árvores autóctones plantadas pela nossa equipa.
  • Pelo bem-estar dos nossos colaboradores: realizámos um inquérito sobre a Qualidade de Vida no Trabalho, com o objetivo de melhorar continuamente o ambiente laboral.
  • Pela sociedade: reforçámos o apoio a diversas ONGs e associações, incluindo a GlocalShift Foundation, Handicap International - Humanité & Inclusion, UNICEF, ONG Paris-Tegu e ELOQUENTIA.

E na sua organização?

Estes são apenas alguns exemplos do que temos feito com o apoio das nossas equipas, e não pretendemos parar por aqui.

E na sua organização, como integraram o impacto social nas dinâmicas de equipa?

Achou este artigo útil?
Escrito por

Catarina Marcelino

Licenciada em Psicóloga pela Universidade Europeia e Mestre em Psicologia Social e das Organizações pelo ISCTE-IUL, a Catarina desenvolveu ao longo do seu percurso pessoal e profissional um particular interesse pelo comportamento humano, pelas motivações individuais e coletivas e dinâmicas de grupo.

Desde 2022, exerce funções como Consultora de Learning & Development na área de Team Building na Cegoc, sendo responsável pela conceção, desenvolvimento e implementação de dinâmicas de equipa orientadas para o reforço de competências, como a comunicação, a cooperação e o trabalho em equipa. No âmbito das suas funções, assegura também a monitorização e dinamização de grupos, elabora propostas adaptadas às necessidades do cliente, faz a gestão de projetos, clientes e coordenação de eventos.

Dinamismo, resiliência, curiosidade e proatividade são características que marcam o seu perfil profissional, aliado a uma forte capacidade de aprendizagem e organização. O gosto por viajar e conhecer novas culturas constitui, igualmente, um elemento diferenciador no seu percurso, permitindo-lhe uma visão mais ampla e enriquecida do comportamento humano em diferentes contextos.

Saiba mais
newsletter image

Receba as nossas newsletters

Fique a par de todas as novidades que temos para si!

Subscreva aqui!