
- Para se poder ser um líder é importante Saber Dirigir!
- Para o líder a capacidade de perceber onde é o ponto “M”(motivação) de cada pessoa, é um passo enorme para o sucesso!
- A qualidade da liderança visa cada vez mais a capacidade de gestão emocional do próprio líder!
- Mais importante do que saber “falar/comunicar bem”, é entender o que foi percebido pelo outro! Para o líder, é importante que todos percebam, claramente, o que se pretende!
- A “arte de saber dirigir” permite a que cada líder consiga obter ferramentas para que cumpra todos os desafios a que se propõe.
Saber ser “líder” é, cada vez mais, um dos principais desafios dos gestores de hoje. Podemos pensar que liderança se baseia apenas em levar todos a cumprir um fim comum. No entanto, atualmente, a liderança é muito mais do que é isso, a Liderança é saber dirigir.
Dirigir é orientar e gerir os esforços de cada elemento da equipa, no sentido de garantir que os objetivos comuns da organização são atingidos. Dirigir é motivar, liderar e comunicar.
Para se poder ser um líder é importante Saber Dirigir!
Apresento-vos a “arte de saber dirigir para se ser um líder”.
Os próximos artigos serão dedicados a esta “arte”, que tem por base 3 principais eixos (Motivação | Liderança & Comunicação) Inicio com um pequeno resumo e depois, dedicarei um artigo a cada um dos eixos.
- Motivação: Destaque principal para o que estimula cada pessoa. A motivação é o que leva cada elemento da equipa a acreditar na organização, no esforço de cada um e, acima de tudo, a lutar para que os objetivos comuns e individuais sejam atingidos. A Motivação é como a própria palavra diz: MOTIVO PARA AÇÃO.
Para o líder a capacidade de perceber onde é o ponto “M”(motivação) de cada pessoa, é um passo enorme para o sucesso!
- Liderança: A liderança é a capacidade que podemos ter de mobilização, de desenvolver outros, de influenciar e de atingir objetivos comuns acima dos individuais. A capacidade liderança é adquirida e deve ser sempre desenvolvida para que se perceba cada vez melhor onde se pode melhorar. É através da liderança que se gerem os “Egos” de cada elemento da equipa.
A qualidade da liderança visa cada vez mais a capacidade de gestão emocional do próprio líder!
- Comunicação: É a forma como se consegue comunicar e influenciar. É o meio como o líder consegue persuadir e influenciar a sua equipa a atingir melhores resultados comuns e individuais. A forma de comunicação efetiva é hoje um dos desafios das organizações, porque tudo o que o líder faz envolve comunicação.
Mais importante do que saber “falar/comunicar bem”, é entender o que foi percebido pelo outro! Para o líder, é importante que todos percebam, claramente, o que se pretende!
As empresas existem para alcançar objetivos, manter rentabilidade e gerar lucros, para que o consigam necessitam de pessoas, que têm necessidades, desejos, objetivos e ambições distintas. Nesse sentido, é fundamental que se consiga compatibilizar todas as necessidades, desejos, objetivos e ambições de cada pessoa em torno do principal objetivo da empresa – Lucro!
A “arte de saber dirigir” permite a que cada líder consiga obter ferramentas para que cumpra todos os desafios a que se propõe.
O líder percebe cada elemento da sua equipa como sendo único, aprendendo a lidar de forma diferente com cada um e com todos!
No próximo artigo vou explorar os principais conceitos da motivação e a forma como conseguimos ser mais lideres, tendo como base o que nos motiva.