As 7 competências-chave do líder do futuro

João Braz Pereira, Head of Customer Performance Development na CEGOC e General Manager da FranklinCovey Portugal, é o autor de um artigo de opinião publicado na revista Pessoas sobre as 7 competências-chave do líder do futuro.
Trata-se de um conjunto de competências essenciais para encarar o contexto de mudança em que vivemos, tendo em conta que a competitividade das organizações está em grande medida dependente da capacidade dos seus líderes para criar um meio nutritivo para o crescimento, aprendizagem, inovação e comprometimento das equipas com o propósito da organização. São elas:
1. Agilidade
O líder deve ser capaz de desenvolver uma estratégia em contexto de incerteza, ler o meio envolvente e perspetivar o impacto da mudança;
2. Autenticidade
Caraterísticas estritamente humanas como a credibilidade, responsabilidade, a transparência e a honestidade serão cada vez mais elementos que farão a diferença;
3. Neuroliderança
O líder deve conhecer e compreender os mecanismos neurológicos que estão na base da aprendizagem, da motivação e do foco;
4. Adaptabilidade
Ao líder exige-se a capacidade de adaptação ao talento, níveis de competência e de autonomia específicos dos membros da sua equipa;
5. Humanização
Os líderes mais eficazes saberão encontrar o tempo e o espaço para colocar a tecnologia e a IA ao serviço do talento e criatividade das pessoas e da organização;
6. Humildade
No livro "Multipliers — How the best leaders make everyone smarter", Liz Wiseman explica como os líderes mais capazes acreditam na capacidade de superação de cada colaborador e dão tempo, espaço e suporte à manifestação do talento, ao crescimento e à aprendizagem;
7. Inovação
Cabe ao líder promover a autonomia e a criatividade dos seus seguidores, incentivando-os a pensar por si próprios, a assumirem riscos e a experimentarem novas ideias e formas de fazer as coisas.
Explore cada uma destas competências em profundidade.